Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Abril 23, 2024

Temos saudades do “novo” José Rodrigues dos Santos

Nelson Oliveira
Nelson Oliveira
Psicólogo clínico, Mestre em Gestão Autárquica e membro de várias instituições desportivas e humanitárias

José Rodrigo dos Santos

É verdade. Portugal tem saudades de José Rodrigues dos Santos (JRS). Do novo mas não do recente. Tem saudades daquele jornalista que em 1991 cobriu a Guerra do Golfo e que informava, sem opinar, os acontecimentos históricos que se sucediam no Iraque.

O jornalista corajoso e constantemente à procura do melhor foco jornalístico em Angola, Líbano, Bósnia, Timor-Leste, Palestina (…) e até ultimamente na Ucrânia.

Em abono da verdade, havia até um sentimento paternalista dos telespectadores quando viam a figura do “novinho” JRS a cobrir conflitos bélicos daquele calibre. Havia até quem fizesse referências elogiosas e merecidas ao facto deste ter trabalhado na mítica BBC antes de vir para a RTP apresentar o “24 horas”, ou ter sido correspondente da CNN.

Durante largos anos, José Rodrigues dos Santos conseguiu granjear um enorme reconhecimento público por parte de todos os Portugueses e catapultou esse facto, em seu favor, para a literatura.

Contudo, desde há uns anos, JRS deixou-se levar por aquilo que alegadamente é proibido a um jornalista. Emitir opinião pessoal à la Moura Guedes, face às notícias e aos entrevistados.

As polémicas declarações sobre os Helénicos –“Muitos dos Gregos que passam a pé diante da casa do ex-Ministro da Defesa são paralíticos, ou melhor subornaram um médico para obterem uma certidão de doença fraudulenta para terem mais um subsidiozinho”; com generalizações grosseiras indignas até de qualquer jornalista do Correio da Manhã ou d’O Diabo, abriram a caixa de Pandora para que os Portugueses pudessem constatar no que se tornara o grande jornalista e escritor Português – um mero comentador.

O entusiasmo com que relata qualquer notícia da direita, contrasta com o olhar soslaio, crítico e reprovador relativo à esquerda nacional.

O programa 360º de 1 de Fevereiro é mais um exemplo. Moderando o debate entre Pedro Lains e Marco Capitão Ferreira sobre o Orçamento de Estado 2016, JRS transformou-se num terceiro comentador. Não confrontando os interlocutores com perguntas pertinentes e até diagnosticando contradições, mas sim dando opinião e transmitindo expressões de contentamento com os “supostos ralhetes” da União Europeia. Uma discussão que deveria ser técnica transformou-se num debate político ao estilo daquele que a RTP3 faz quando convida apenas comentadores do Observador.

Obrigado JRS, pelos grandes momentos jornalísticos dos anos 90 e início do milénio.

Quanto aos últimos anos, é melhor esquecer. Não temos saudades do “velho” José Rodrigues dos Santos, aquele que parece saído dos tempos da União Nacional.

Os Portugueses querem informação de qualidade e isenta… e até querem de volta o simpático: “Nós voltamos a ver-nos amanhã”!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -