Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Um objecto e seus discursos por semana

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

O guião de “O Gebo e a Sombra” de Manoel de Oliveira
”Um Objecto e Seus Discursos por semana” é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que vai na sua quarta edição.

O “objecto” de hoje é o guião do filme que Manoel de Oliveira realizou em 2012 a partir da obra de Raúl Brandão e que reuniu o génio de dois dos maiores vultos da cidade.

Vasco Rosa, curador da exposição que, também na tarde deste sábado, a Câmara do Porto inaugura a propósito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão, será o moderador de uma sessão que contará com a presença de Maria João Reynaud, especialista na obra de Raul Brandão, e de António Preto, ensaísta, programador de cinema e estudioso da obra de Oliveira.

Enorme figura das letras e do teatro, nascido na rua do Porto que hoje ostenta o seu nome, Raul Brandão escreveu “O Gebo e a Sombra” em 1923. O texto viria a dar origem a uma coprodução luso-francesa que foi um dos últimos trabalhos do cineasta portuense então já com 103 anos. No elenco nomes como Michael Lonsdale, Claudia Cardinale, Leonor Silveira, Ricardo Trêpa, Jeanne Moreau e Luís Miguel Cintra.

O guião de Manoel de Oliveira foi mesmo autografado por uma dessas estrelas, cujo nome será revelado nesta sessão de “Um Objecto e Seus Discursos por Semana”.

A sessão decorre às 18 horas na Casa-Museu Guerra Junqueiro (na Rua de D. Hugo, mesmo ao lado da Sé do Porto) e marca a reabertura do espaço após as obras de requalificação iniciadas em finais do ano passado.

A entrada é livre, mas sujeita às limitações do espaço.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -