Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Valorização do Castro do Zambujal custa 350 mil euros

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Já começaram as obras de valorização do Castro do Zambujal, segundo anunciou a Câmara Municipal de Torres Vedras. Os trabalhos visam promover a conservação e restauro do património e possibilitar a sua fruição pública enquanto destino turístico-cultural.

Empreitadas de paisagismo, de conservação e restauro e museografia digital são as três componentes de investimento contempladas no projecto, todas com uma duração estimada de seis meses.

Uma vedação vegetal irá circundar a zona alta, o povoado com as quatro linhas defensivas identificadas, de modo a garantir que o sítio se mantém o mais natural possível. Será ainda recuperada parte da segunda linha de muralha. De modo a melhorar o caminho de acesso, o projecto contempla a criação de um espaço para o parqueamento de automóveis e autocarros.

O percurso interno do Castro do Zambujal irá contar com seis “estações”, que pretendem dar a conhecer pontos de interesse, a história e a sua envolvente. Serão produzidos painéis e folhetos informativos, assim como uma aplicação para telemóvel, que pretendem melhorar a experiência dos visitantes.

Actualmente sem infra-estruturas que visem apoiar o turismo, o Castro do Zambujal conta com uma média de 3.600 visitantes por ano, número que se pretende aumentar para 10 mil em 2023.

O Projecto de Valorização do Castro do Zambujal apresentado pelo Município de Torres Vedras conseguiu obter financiamento comunitário no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020. A operação, que apresenta um custo total de 350 mil euros, será financiada a 85 por cento pela União Europeia, com o restante a ser garantido através de apoio público nacional.

O Castro do Zambujal, um dos mais importantes monumentos do calcolítico peninsular, é Monumento Nacional desde 1946.

Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

Receba a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

Mentores espirituais

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -