Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Vénus Dormindo, Giorgione

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Vénus Dormindo”, de Giorgione (Giorgio Barbarelli da Castelfranco), foi um pintor do Renascimento na Itália.

Giorgione foi a correia de transmissão que coloca, no mesmo caminho, três obras de arte famosas, no âmbito da representação da deusa Vénus. Falo de Ticiano e depois Velazquez.

Pintura de enorme plasticidade, a Vénus tem um sentido de uma mitologia pessoal que faz daquela natureza uma resposta às nossas alegrias e entusiasmos, que nos sintonizam num encaminhamento para a felicidade. Opção da figura de mulher plena de satisfatório desenvolvimento carnal.

Giorgione 1477-1510

O pintor veio de uma pequena vila perto de Veneza. Desconhece-se a idade com que começou como aprendiz de Giovanni Bellini, com quem permaneceu até ficar famoso.

Foi o primeiro a pintar paisagens com figuras, e o primeiro a pintar figuras sem um propósito de devoção, alegórico ou histórico, e o primeiro a usar as cores com intensidade, que ficou característica da escola veneziana.

Por ter morrido com apenas 33 anos, deixou uma obra pequena em quantidade, mas de alta qualidade e grande influência em seu tempo.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -