Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Janeiro 31, 2023

O Tao do Dow: Espiritualidade e Economia II

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Rudolph Steiner na Interdependência.Rudolf Steiner (1861-1925) foi um filósofo e cientista austríaco cujo trabalho influenciou vários campos, incluindo agricultura, educação, medicina, ciência, arquitectura, desenvolvimento espiritual e teoria social. A agricultura biodinâmica e as escolas Waldorf são exemplos contemporâneos inspirados por Steiner.

Em 1922, ele ministrou um curso de palestras sobre economia. Sem identificar com a totalidade da sua filosofia, compartilhamos alguns resumos de seu trabalho em economia para a cultura geral, à medida que exploramos a ligação entre dinheiro e ser.

Para Steiner, a interdependência está na raiz da maioria das tradições espirituais e serve cada vez mais como base da investigação científica, incluindo a teoria de sistemas e a mecânica quântica. Na esfera da economia, Rudolf Steiner descreveu-o como “associativo.”

Ele entendia que o dinheiro era uma ponte – um sistema circulatório – inventado para conectar os seres humanos nas relações de serviço.

Para Steiner, as sociedades são estruturadas através da vida espiritual, com aspectos educacionais e culturais; a vida jurídica, com aspectos políticos e sociais; e a vida económica, com a produção, consumo e distribuição.

Esses três alicerces fundadores da sociedade obedecem a suas próprias leis e ideais: liberdade individual na vida cultural e espiritual; igualdade legal na vida e no estado; e fraternidade ou solidariedade na vida económica.

Steiner nos encorajou a buscar uma abordagem menos hierárquica e mais em rede para a liderança empresarial. Como todos os filósofos, Steiner era muito humano e um produto de seu tempo. Por exemplo, uma reportagem da BBC levantou questões sobre até que ponto suas ideias ultrapassadas, como as que dizem respeito à raça, entram nas escolas inspiradas em seu trabalho.

Pode-se argumentar que Steiner ainda tem muito a oferecer ao nosso mundo contemporâneo, mas como acontece com qualquer abordagem ou corpo de conhecimento, é preciso usar o discernimento, uma mente crítica e colocar à prova – apenas o que pode ser construtivo.

Prémios Nobel de paz e economia discutem a interconectividade da natureza e das nações, neste vídeo. Para enfrentar as crises globais, precisamos de uma economia que seja medida por novos índices que reconheçam isso e levem em conta não apenas os bens de capital, mas também os ecológicos e os sociopolíticos.

Discussão com H.H. Dalai Lama e diretor do Instituto Global de Saúde da Universidade de Washington-Madison, co-autor do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, presidente e fundador da Associação Internacional de Ecologia e Saúde.

Mais sobre Rudolph Steiner

Em espanhol, Joan Melé of Triodos Bank

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -