Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Junho 14, 2024

Serpa | Feira do Queijo do Alentejo propõe cante alentejano, gastronomia e artesanato

cheese-2785_960_720
Serpa é o palco da Feira do Queijo do Alentejo, entre 26 e 28 de Fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições.

O evento apresenta artesanato, tasquinhas e cante alentejano, e não vão faltar os queijos, vinhos, enchidos, azeite e doçaria tipicamente da região.

No dia 26 de Fevereiro, a abertura da Feira conta com o Projecto Cante nas Escolas, na entrada principal do Parque de Feiras.

Segue-se a animação “Calhaus com Olhos” até às 13h e, em simultâneo, decorre o Atelier Infantil do Queijo, no stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.

Às 11h30, é a vez do 1º Concurso de Ovinos da Raça Ille de France no Espaço Animal, seguindo-se a recepção dos convidados e expositores.

A tarde do primeiro dia começa com a Demonstração de Tosquia no Espaço Animal, entre as 14h30 e as 17h, e, em simultâneo, regressam os “Calhaus com Olhos”.

Às 16h, decorrerá um colóquio sobre possibilidades de financiamento empresarial no novo Quadro Comunitário 2014-2020, no Espaço Colóquios.

Uma hora mais tarde, às 17h,  é apresentada a Associação de Produtores do Concelho de Serpa também no Espaço Colóquio e às 17h30 repete o Atelier do Queijo no stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.

Entre as 17h30 e as 19h30 decorre ainda um encontro de corais alentejanos que contará com o Grupo Coral Feminino As Papoilas do Enxoé, o Rancho Coral Os Ceifeiros de Serpa, o Grupo Coral Juvenil de Vila Nova de São Bento Rancho e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Brinches.

cartaz 2016No mesmo dia, às 18h, o chef José Bengaló comanda um show cooking no Espaço Multiusos, e entre as 19h30 e as 22h regressa a animação circulante “Calhaus com Olhos”.

Os Classe Operária, banda de covers de rock e pop, actuam às 22h no Espaço Tasquinhas.

A partir da meia-noite, no mesmo espaço, há uma batalha de DJ’s, com DJ Nardo contra DJ Garfield.

A par desta programação, a partir das 16h30, decorre o 2º Concurso de Queijo da Feira do Queijo, Categoria Serpa DOP, na Escola Superior Agrária de Beja.

O segundo dia, 27 de Fevereiro, começa com a animação “Calhau com Olhos” que circulará pelo recinto entre as 11h30 e as 15h, enquanto decorre, a Demonstração de Tosquia no Espaço Animal.

Entre as 14h30 e as 15h, desfila o Grupo Folclórico Os Chocalheiros de Ficalho, seguindo-se o encontro de corais alentejanos entre as 15h e as 18h, com actuações do Grupo Folclórico Os Chocalheiros de Ficalho, do Grupo Coral Feminino Madrigal, d’O Grupo Coral Os Camponeses de Pias, do Grupo Coral da Academia Sénior de Serpa, do Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, do Grupo Coral de A-do-Pinto e do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento.

Entretanto, o Chef José Bengaló comandará o show cooking no Espaço Multiusos a partir das 15h30 (repete às 18h30) seguido do Atelier do Queijo no stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.

A Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa actua no Espaço Tasquinhas às 18h30 e a animação “Calhaus com Olhos” regressa entre as 19h30 e as 22h.

Os Sonido Andaluz, espectáculo com rumbas, sevilhanas e flamenco, sobem ao palco às 22h30.

À meia-noite, os DJ Kapa e DJ Xinha apresentação KX Connections, performance de DJ’s.

Durante a manhã, decorre em simultâneo no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa o 2º Concurso de Queijo da Feira do Queijo.

Por fim, a 28 de Fevereiro, o dia começa com a Rota do Queijo, um passeio de BTT e, entre as 11h30 e as 14h, a animação “Calhau com Olhos”, que regressará novamente às 19h30 e às 22h.

Entre as 12h e as 14h, decorre uma Demonstração de Tosquia no Espaço Animal e a partir das 14h30 acontecem os Laboratórios de Sevilhanas e Flamenco, pela Musibéria e Las Gitanillas de Beja, no Espaço Tasquinhas.

Às 15h, são entregues os prémios do Concurso do Queijo no Espaço Colóquios.

O encontro de corais alentejanos arranca às 15h, com a actuação do Coral Feminino As Flores do Chança, seguindo-se o Grupo Coral As Ceifeiras de Pias, o Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, o Grupo Coral Os Camponeses de Vale de Vargo e o Grupo Coral Os Mainantes.

Às  17h o Chef José Bengaló, com a Chef Justa Nobre como convidada, comandam o show cooking no Espaço Multiusos.

A Banda Filarmónica de Brinches actua às 18h30.

Para encerrar a Feira, às 22h, o espectáculo “Lado Lunar” apresenta um tributo a Rui Veloso no Espaço Tasquinhas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -