Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Trump anunciará ambiciosa estratégia de defesa contra mísseis

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciará uma nova estratégia de defesa antimísseis, com a qual buscará ampliar o alcance e a sofisticação desses sistemas no país, no exterior e possivelmente no espaço.

Este plano, que surge a partir de uma revisão ordenada pelo presidente republicano poucos dias após assumir o cargo, em janeiro de 2017, requer um terceiro conjunto de escudos no território norte-americano para a proteção contra mísseis balísticos intercontinentais.

Atualmente os EUA operam interceptadores terrestres em Fort Greely, no Alasca; e na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, mas o Departamento de Defesa avalia a localização de um novo local mais próximo da costa leste.

A estratégia também recomenda um estudo adicional da ideia controversa de colocar armas em órbita para atacar mísseis inimigos lançados da Terra.

Este novo roteiro, que será apresentado pelo Pentágono, abordará mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro e outras capacidades de ponta, como armas de energia hipersônicas e dirigidas.

De acordo com o The Washington Post, o governo Trump está tentando expandir as defesas antimísseis dos EUA em uma escala nunca vista desde a iniciativa “Guerra nas Estrelas” do ex-presidente Ronald Reagan (1981-1989).

O jornal disse que ainda não está claro se o governo conseguirá dinheiro suficiente para assumir tais ambições, tanto em termos de tecnologia quanto de missão.

Pretende-se que seja “uma nova estratégia e posição que fortaleça as nossas atuais capacidades de defesa contra mísseis e compreenda a necessidade de investir urgentemente em novos e avançados conceitos e capacidades”, disse um funcionário da Casa Branca em uma videoconferência sobre o assunto.

Quando perguntados sobre as relações com a Rússia e a China, e se uma expansão nas capacidades defensivas poderia ser um sinal de movimento ofensivo, uma fonte na presidência tentou rejeitar esse argumento referindo-se às “boas relações” entre Trump e os líderes russo e chinês.

No entanto, o documento a ser divulgado pela Casa Branca terá uma análise abrangente da ameaça global de mísseis desde 2010 e se volta em grande parte para o que Washington considera ameaças do Irão, da República Popular Democrática da Coreia, da Rússia e da China.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 (com Prensa Latina)/ Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -