Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Maio 26, 2024

“Um Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte”

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Georges Seurat - “Um Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte”
Obra fundadora do Pontilhismo. É uma técnica avançada saída do Impressionismo que se constrói da decomposição prismática da cor que resulta de uma absorção óptica dela própria, relegando para trás o tema da luminosidade “in situ”, que havia enamorado os impressionistas. A assumpção dos pontos coloridos justapostos “arruma” definitivamente com a vitória sobre a “linha” que os impressionistas tanto detestavam.

Como sempre que chega o novo, a reacção foi péssima e a crítica alcunhou a obra como uma recriação domingueira dos marçanos ou de mulheres de “vida fácil” (?).

 

Nota da Edição

Georges Seurat (Georges-Pierre Seurat )  (1859-1891)

Em toda sua carreira de pintor teve grande reconhecimento como um dos pioneiros do divisionismo, que é conhecido também como pontilhismo.

No ano de 1877, Seurat iniciou os seus estudos artísticos na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, mas interrompeu durante um ano para cumprir o serviço militar.

Dentro do quartel de Brest (localizado na região de Bretanha) o artista fazia diversos esboços do Mar, praias e barcos; foi grandemente influenciado pelos pintores impressionistas, porém não ficou preso a eles por rejeitar a estrutura e forma que utilizavam, acabando por reinventar uma maneira mais formal e estruturada de fazer pintura.

A partir do ano de 1880, Seurat encontrava-se em Paris e passou a pintar os seus quadros usando técnicas do pontilhismo.

A importância do pontilhismo é tão grande, que é considerada a teoria que tornou possível a criação da televisão e imagem digital.

Leia também  Pinceladas Impressionistas

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -