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Quarta-feira, Março 27, 2024

Proposta de principais medidas para o futuro do turismo nacional moçambicano

Delmar Gonçalves, de Moçambique
Delmar Gonçalves, de Moçambique
De Quelimane, República de Moçambique. Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) e Coordenador Literário da Editorial Minerva. Venceu o Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro em 1987; o Galardão África Today em 2006; e o Prémio Lusofonia 2017.

“O benefício mandado por Deus não acorda o que dorme”
Provérbio africano

A conjuntura desafiante e favorável que se vive actualmente na República de Moçambique, permite-nos pensar e repensar no relançamento do turismo no país que já foi considerado o mais pobre e miserável do mundo apesar de todo o seu enorme potencial. Espera-se que uma nova postura do governo da Frelimo e a contribuição decisiva  e construtiva da oposição moçambicana liderada pela Renamo e MDM para a consolidação do processo democrático em curso, com um nível de exigência maior e a participação cada vez mais activa da sociedade civil no processo de reconstrução.

Todos estes factores nos levam a apostar, a pensar e repensar Moçambique como destino turístico desejável, apetecível e viável, dentro de um quadro de medidas de investimento prioritário para criação de garantias de uma segurança efectiva (vide situação em Cabo Delgado”problemas de terrorismo pseudo-religioso” ou Manica e Sofala “fenómenos naturais”, nesse caso de prevenção) que possibilitem o desenvolvimento do turismo nacional (como fonte e factor de riqueza) e consequentemente de todo o país.

A proposta de estratégias de desenvolvimento do sector apresentará os seguintes vectores:

  1. A defesa rigorosa da qualidade dos serviços e equipamentos através da elaboração de regulamentação resultante de legislação;
  2. A melhoria do conhecimento e da base científica que constituem o apoio à tomada de decisões, quer do sector público, quer do sector privado (através da criação, desenvolvimento, investimentos em escolas desta área específica);
  3. Aumento do investimento em equipamentos de animação e respectivas infraestruturas (sobretudo apostando na reabilitação, renovação e modernização das já existentes);
  4. O reexame rigoroso do enquadramento ambiental e da qualidade estética dos equipamentos dos destinos turísticos;
  5. A diversificação da oferta de produtos turísticos, investindo em infraestruturas e promovendo o turismo a nível nacional (nas zonas centro e norte do país sobretudo);
  6. O reforço, descentralização e intensificação das acções inspectivas, em colaboração com as novas autarquias (Conselhos municipais), de modo a controlar a qualidade dos pontos turísticos (por exemplo: condições das cozinhas, qualidades dos frigoríficos, qualidade das refeições, preços praticados, higiene das infraestruturas e qualidade e validade  dos produtos nacionais ou estrangeiros);
  7. O fomento dos factores relacionados com o acolhimento do visitante, no que respeita à hospitalidade, à higiene, à simpatia e à comunicabilidade do povo moçambicano (uma forte imagem de marca);
  8. A continuação do esforço de modernização de infraestruturas centrais/nucleares e de apoio, designadamente nos transportes, comunicações, energia, saneamento básico, telecomunicações, segurança, etc;
  9. Levantamento rigoroso e criterioso de infraestruturas e património histórico colonial e pós-colonial (pós-independência) que constituam efectivamente mais valias para o incremento do turismo nacional e a entrada de divisas;
  10. Maior investimento na publicidade e marketing da marca Moçambique.

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