Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Amnistia reforça oferta de conteúdos na área da Educação para a Cidadania

Num tempo que marca o final do período escolar para milhares de alunos, é momento de começar a pensar na preparação do próximo ano lectivo. Com este objectivo em mente, a Amnistia Internacional Portugal vai lançar uma colecção de manuais e um site que reforça a sua oferta de conteúdos na área da Educação para a Cidadania.

Os manuais, disponíveis gratuitamente através de download, destinam-se a docentes, sobretudo do 3.º ciclo e dos ensinos secundário e profissional, a educadores de outros contextos, inclusivamente não formais, e a estudantes de escolas superiores de educação, universidades e politécnicos. Mas também a profissionais ligados ao trabalho social, líderes comunitários, animadores e dinamizadores, e a todas as pessoas que pretendam promover actividades sobre direitos humanos e cidadania.

Entre os títulos disponíveis destacam-se: “Celebrar a coragem dos defensores dos direitos humanos”, “Eu Acolho – direitos humanos das pessoas refugiadas”, “O meu corpo, os meus direitos”, “Pobreza e direitos humanos”, “Capacitar contra a tortura”, entre outros. Antes do início do ano lectivo 2020/2021, a Amnistia Internacional vai juntar a esta colecção um novo manual dedicado ao tema da pena de morte.

“Com o final das aulas, chega o tempo de desenvolver novas competências e preparar os conteúdos do próximo ano lectivo, para as diversas disciplinas dos currículos escolares. Partindo dos propósitos da Educação para a Cidadania, acreditamos que a temática dos direitos humanos deve ser abordada de forma holística e integrada, nas diversas áreas de conhecimento, como a História, a Geografia, a Filosofia ou a Área de Integração. A equipa da Amnistia Internacional preparou estes manuais para dar um contributo muito expressivo e concreto para esta missão, para continuarmos este trabalho de educação para os direitos humanos com todos os professores, educadores e alunos”, explica o  director-executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro A. Neto.

Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados em três grupos com implicações diferenciadas: o primeiro, obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade, o segundo, pelo menos em dois ciclos do ensino básico, e o terceiro, com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade.

Os direitos humanos pertencem ao primeiro grupo, conferindo a esta colecção de manuais da Amnistia Internacional uma importância adicional, até porque existe uma oferta limitada de conteúdos educativos nesta área em Portugal.

O director de Juventude e Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional Portugal, Matia Losego, nota que este é mais um passo na concretização de um projecto contínuo, de promoção de uma cidadania mais activa e centrada nos direitos humanos.

A Amnistia Internacional sempre teve o cuidado de lançar, promover e disponibilizar materiais educativos. Agora, lançamos uma colecção com seis manuais educativos já disponíveis, e um outro em fase final de publicação, num momento em que o mundo tanto necessita de se capacitar e dialogar em favor dos direitos humanos”.

Os manuais incluem, em geral, a definição dos principais conceitos do tema, um enquadramento do mesmo nas questões de direitos humanos e exercícios ou dicas para serem levados para o contexto de sala de aula ou para outros espaços educativos.

A complementar esta oferta, o site oferece outros materiais educativos, edições anteriores de publicações e vídeos. Os conteúdos – todos com a chancela da Amnistia Internacional – estão adaptados à realidade no nosso país e também proporcionam um olhar mais global.

A Amnistia Internacional Portugal desenvolve acções de educação e formação para os direitos humanos, há mais de duas décadas, com o objectivo de construir um mundo onde todos conhecem os seus direitos e sabem como usufruí-los. Neste sentido, a colecção de manuais e a oferta formativa que temos vindo a desenvolver sublinham o nosso compromisso de fazer da educação a ferramenta mais poderosa para capacitar as pessoas”.

A organização tem desenvolvido dezenas de sessões de esclarecimento e acções de activismo, nas escolas portuguesas. Em Janeiro deste ano, também alargou o projetco “Escolas Amigas dos Direitos Humanos” a dez instituições de ensino.

 

Os manuais estão disponíveis em:

https://sites.amnistia.pt/educacao/recursos/manuais-da-amnistia/


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -