Estatuto Editorial

O Jornal Tornado é uma publicação periódica generalista, jornalística, de âmbito nacional e internacional, independente e obediente à lei e ao código deontológico dos jornalistas.

O Jornal Tornado tem como fundamental preocupação os três eixos principais do jornalismo clássico: informar, formar e divertir.

O Jornal Tornado é uma publicação do Quarto Poder Associação Cívica e Cultural, constituída com o intuito de promover a saúde da comunicação social, a sua expansão e melhoria qualitativa e quantitativa.

O Jornal Tornado tem como missão valorizar a informação, a opinião e a divulgação do quotidiano, bem como inovar, em todos os meios e qualidades, a forma e os conteúdos jornalísticos.

O Jornal Tornado é humanista, sustenta a liberdade, a igualdade e a solidariedade das e pelas pessoas, seus leitores e trabalhadores.

O Jornal Tornado recusará sempre a visão parcial, unificada, sem contraditório ou normalizadora da sociedade, compreendendo-a, outrossim, de forma dinâmica, dialética, contraditória e progressiva.

O Jornal Tornado pugna por um jornalismo que defenda a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a Democracia, o Estado Social e de Direito, a defesa da Cultura contra o obscurantismo e a protecção Ambiental contra o desperdício e as más práticas de poluição.