Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Aposentados vão arruinar o Brasil

Christiane Brito, em São Paulo
Christiane Brito, em São Paulo
Jornalista, escritora e eterna militante pelos direitos humanos; criou a “Biografia do Idoso” contra o ageísmo.  É adepta do Hip-Hop (Rap) como legítima e uma das mais belas expressões culturais da resistência dos povos.

Folhetim para F* o povo, na GloboNews, ontem (10 de Março)
Capítulo 1

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, acusa o “governo” Michel Temer (PMDB) de ser fantoche do Deputado cassado, Eduardo Cunha (PMDB). Renan também elogia nomeação de ministros do PSDB (outra turma, segundo ele, não são os acusados da Lava Jato, como “ele próprio” é, mas não faz referência a respeito).

Capítulo 2

Michel Temer rebate Renan, diz que não é verdade, afirma que Eduardo Cunha está “distante” (eufemismo para “preso” em Curitiba) e avisa que os Ministros que se sentirem particularmente “prejudicados” (eufemismo para “pressionados pela sociedade a renunciar em função de acusações, crimes”) poderão solicitar afastamento. Ou seja, Temer não vai mover palha.

Capítulo 3

Especialistas (não sei bem em quê) afirmam que inflação caiu para o índice mais baixo num mês de fevereiro em 18 ou 19 anos, mas só manterá a queda se houver “reforma da Previdência”.

Michel Temer também diz que, sem a reforma, teremos casos parecidos com os do Rio de Janeiro e Minas Gerais, de convulsão social. Porque a “carga previdenciária” onera os cofres públicos e é a principal causa da crise recente (greves, atos nas ruas, etc) que o Brasil enfrenta. Tende a piorar, explica.

Capítulo 4

No portal do governo, matéria amplamente divulgada (replicada por outros jornais no país) alerta que o Brasil terá “um milhão de novos idosos a cada ano”, será a ruína do país não “fazer a reforma previdência”…

Assim, aposentados tornam-se grandes culpados de tudo. Se os jovens e os trabalhadores não se conscientizarem disso terão que pagar tributos mais elevados (aumento de imposto), Michel Temer não terá outra alternativa, ameaça.

Epílogo

E o imposto das grandes fortunas, e o dinheiro da corrupção, e a falta de governabilidade nos últimos dois anos da Dilma Rousseff, impedida e constrangida a fazer concessões para poder seguir com a economia… E a crise da economia global…nada disso se discute, o cidadão comum tem poucos elementos críticos para divergir do senso comum predominante na política.

Os governos do PT cometeram muitos erros, nada que justifique um golpe parlamentar, nada que justifique a onda fascista que está afogando valores humanitários em um piscar de olhos, nada que justifique emburrecer diante da TV ou da imprensa oficial, nada que justifique eleger como herói do caos personagens grotescos como Bolsonaro.

Fora Temer é a saída, para conservadores inclusive, e para progressistas que insistem em não se unir em frente única, atuando sob a égide do “ódio”.

Fora Temer é a única saída para todo brasileiro, é um bom começo para trilhar o caminho de volta à democracia. Caminho que, nesse momento, parece-me longo, mas vamos à luta nas ruas.

O Facebook tem dono e os usuários da rede têm cabeça formada. Nas ruas, pode haver surpresas e mudanças, é nisso que acredito.

Sou povo e ao povo me juntarei.

A autora escreve em português do Brasil
As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -