Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Carnaval de Torres 2018 superou expectativas

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Segundo a organização, a edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras superou as expectativas em número de participantes. Cerca de 400 mil pessoas visitaram a cidade e mergulharam num Carnaval que atrai cada vez mais foliões, portugueses e estrangeiros.Com um orçamento de 680 mil euros, o Carnaval de Torres tornou-se numa festa ímpar na folia carnavalesca nacional e também para a economia local. Este ano os números traduzem essa realidade. No corso escolar participaram oito mil pessoas entre crianças, professores e auxiliares, em representação de 72 estabelecimentos de ensino.

O Baile Tradição reuniu 850 seniores de 40 entidades dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Mafra. Destaque ainda para a eleição da Miss Matrafona, que este ano contou com 44 concorrentes. O Concurso de Grupos de Mascarados contou com a participação de cerca de 2.200 pessoas de 41 grupos concorrentes, no corso nocturno de sábado.

Para além dos prémios, o Carnaval de Torres 2018 teve algumas novidades. Uma delas foi a app do Carnaval de Torres Vedras, uma ferramenta que teve como principal objectivo servir de apoio e de guia a todos os foliões.

O “Samba da Matrafona”, canção que nunca mais parou de tocar nas rádios, nas redes sociais, nas televisões e em todos os corsos, acabou por se tornar no hino do Carnaval de Torres de 2018. A autora, Susana Félix, por sua vez, transformou-se numa das musas do Carnaval deste ano. A cantora torriense viria a ter o seu momento alto no segundo corso nocturno quando subiu ao palco do trio eléctrico TóCandar e cantou o “Samba da Matrafona”, perante uma multidão eufórica.

Sob o tema “Mares e Oceanos”, o Carnaval de Torres Vedras teve este ano várias visitas ilustres. O evento contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Com ela, estiveram Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, e Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, cidade geminada com Torres Vedras.

Aliás, as cidades de Wellington (Inglaterra) e de Villenave D’Ornon (França), ambas geminadas com Torres Vedras, também estiveram representadas no Carnaval torriense. O embaixador de Israel, Raphael Gamzou, também não perdeu a oportunidade de viver de perto a festa carnavalesca.

Uma outra presença que se destacou, do primeiro ao último dia, foi a de Eduardo Gageiro. O fotógrafo misturou-se entre os foliões e olhou para o Carnaval torriense através da sua objectiva.

Ao longo dos cinco dias de festa um total de 400 elementos da PSP e 300 militares da GNR asseguraram que a festa decorria sem sobressaltos. Para além destas forças policiais, outras entidades estiveram envolvidas durante todo o evento, num total de cerca de 500 elementos, divididos por Serviço Municipal de Protecção Civil, Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Cruz Vermelha, Administração Regional de Saúde e empresa de segurança privada.

Em matéria ambiental, dado que o Carnaval de Torres Vedras é um “eco evento”, foram enviados para reciclagem aproximadamente cinco mil quilos de resíduos e foram recolhidos cerca de 11 mil quilos de materiais provenientes das varreduras e das recolhas selectivas de embalagens.

Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -