Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Como é que pode comprar Criptomoedas de forma segura

A tecnologia mudou a forma como as pessoas trabalham, comunicam, compram e inclusive pagam bens. As empresas e consumidores nem sempre preferem o pagamento em dinheiro nos dias que correm e, este comportamento, está a dar azo a pagamentos sem contacto como o Apple Pay.

Com a ascensão rápida dos smartphones, os consumidores podem pagar os artigos em caixas registadoras digitais. Agora, está a emergir um novo sistema de pagamento: as criptomoedas.

Provavelmente já todos ouviram falar da Bitcoin. Esta foi a primeira criptomoeda a tornar-se mundialmente conhecida, mas há outras moedas que estão a crescer em termos de popularidade. Há mais de 2000 diferentes tipos de criptomoedas, e todos os dias se desenvolvem mais.

A investigação sugere que a maioria das pessoas já ouviu falar das criptomoedas, mas não compreende na íntegra o que é. Afinal, o que é, é segura e como investir nesta? Para ajudar, responderemos a essas dúvidas. Pense nisto como o Investimento 101 em Criptomoedas.

O que é a criptomoeda?

A criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende dos bancos para verificar as transações. É um sistema par-para-par que pode permitir que qualquer um, em qualquer lugar envie e receba pagamentos. Ao invés de ser dinheiro físico que é transportado e trocado no mundo real, os pagamentos com criptomoedas existem meramente como entradas digitais numa base de dados online que descreve transações específicas. Quando transfere fundos de criptomoedas, as transações são registadas num registo público. Guarda as suas criptomoedas numa carteira digital.

As criptomoedas adquiriram o seu nome devido à sua utilização de encriptação para verificar as transações. Isso significa que é aplicada codificação avançada no armazenamento e transmissão de dados de criptomoedas entre carteiras e registos públicos. O objetivo da encriptação é fornecer proteção e segurança.

Quão segura é a criptomoeda?

As criptomoedas são habitualmente construídas utilizando a tecnologia blockchain. A  Blockchain descreve a forma como as transações são registadas em “blocos” e carimbadas em termos temporais. É um processo técnico consideravelmente complexo, mas o resultado é um registo digital de transações de criptomoedas que é difícil de os piratas cibernéticos manipularem.

Além disso, as transações requerem um processo de autenticação de dois fatores. Por exemplo, pode ser-lhe solicitado para inserir um nome de utilizador e palavra-passe para iniciar uma transação. De seguida, pode ter de inserir um código de autenticação que é enviado por mensagem de texto para o seu telemóvel.

Embora haja seguranças em vigor, isso não significa que as criptomoedas não sejam possíveis de piratear. De facto, vários esquemas de muitos dólares custaram imenso às startups de criptomoedas. Os piratas cibernéticos atingiram a Coincheck numa soma de 534 milhões de dólares e a BitGrail em 195 $ milhões de dólares em 2018. Estes foram dois dos maiores ataques a criptomoedas de 2018 até agora.

4 Dicas para investir em criptomoedas em segurança

Os investimentos são sempre arriscados, mas alguns especialistas dizem que as criptomoedas são uma das escolhas de investimento mais arriscadas. No entanto, as moedas digitais também são das comodidades mais procuradas. No início de 2018, a CNBC previu que o mercado de criptomoedas atingiria um valor de 1 trilião de dólares até ao final de 2018. Se planeia investir em criptomoedas, estas dicas podem ajudá-lo a tomar as melhores escolhas.

Pesquise as Bolsas

Antes de investir um único dólar, aprenda mais sobre as bolsas de criptomoedas. Estas plataformas fornecem formas de comprar e vender criptomoedas podendo, por exemplo comprar ripple, mas há mais de 50 bolsas por onde escolher. Faça a sua pesquisa, leia as avaliações e fale com os investidores mais experientes antes de dar um passo em frente.

Saiba como guardar a sua moeda digital

Se compra criptomoedas, tem de guardá-las. Pode guardá-las numa bolsa ou numa “carteira” digital, por exemplo uma das carteiras de criptomoedas descritas neste blogue Guia para escolher a sua carteira Bitcoin. Embora haja muitos diferentes tipos de carteiras, cada tem os seus respetivos benefícios, requisitos técnicos e segurança. Tal como com as bolsas, deve investigar as suas escolhas de armazenamento antes de investir.

Diversifique os seus investimentos

A diversificação é uma chave para qualquer boa estratégia de investimento e isto é verdadeiro quando está a investir em criptomoedas também. Não coloque todo o seu dinheiro nas Bitcoin, por exemplo, só porque esse é um nome que conhece. Há milhares de opções e é melhor diversificar o seu investimento em várias moedas.

Prepare-se para a volatilidade

O mercado de criptomoedas é volátil, portanto prepare-se para os prós e contras. Verá alterações dramáticas nos preços. Se o seu portefólio de investimento ou bem-estar mental não conseguir lidar com isso, a criptomoeda pode não ser uma escolha aconselhável para si.

A criptomoeda está muito na moda agora, mas lembre.se, ainda está a dar os primeiros passos. Investir em algo que é novo tem os seus desafios, portanto, prepare-se. Se planeia participar, faça a sua investigação e invista de forma conservadora para começar.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -