Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

COVID-19: Mais de 7000 profissionais de saúde morreram em todo o mundo

Uma nova investigação da Amnistia Internacional conclui que mais de 7000 profissionais de saúde morreram em todo o mundo devido à COVID-19. O México regista o número mais elevado, com pelo menos 1.320 vítimas.

A organização de Direitos Humanos também apurou números altos nos Estados Unidos da América (1077) e no Brasil (634), onde existem altas taxas de infecção e mortalidade, bem como na África do Sul (240) e na Índia (573), que apresentam mais casos nos últimos meses.

A morte de mais de sete mil pessoas enquanto tentavam salvar outras vidas é uma crise a uma escala impressionante. Todo o profissional de saúde tem o direito de estar seguro no trabalho e é um escândalo que tantos estejam a pagar o preço mais elevado”.

“Tantos meses depois do início da pandemia, os trabalhadores da saúde continuam a morrer a níveis terríveis, em países como México, Brasil e EUA, enquanto a rápida disseminação das infecções na África do Sul e Índia mostra a necessidade de todos os Estados agirem”, alerta o mesmo responsável.

Deve haver cooperação global para garantir que todos os profissionais de saúde recebem equipamentos de protecção adequados, de forma a que possam continuar o seu trabalho vital sem arriscar as próprias vidas”.

No passado dia 13 de Julho, a Amnistia Internacional divulgou um relatório que indicava que mais de 3000 trabalhadores de saúde tinham morrido devido à COVID-19 (Global: Profissionais de saúde silenciados/as, expostos/as e atacados/as). Os números mais recentes são impulsionados pelo aumento das taxas de infecção em vários locais, bem como pela disponibilidade de novas fontes de dados.

Os países com o maior número estimado de trabalhadores de saúde que morreram de COVID-19 incluem México (1320), EUA (1077), Reino Unido (649), Brasil (634), Rússia (631), Índia (573), África do Sul (240), Itália (188), Peru (183), Irão (164) e Egipto (159).

Os dados nem sempre podem ser directamente comparáveis ​​devido aos diferentes métodos de recolha usados e às definições dos profissionais de saúde usadas nos vários países. É também provável que estes números correspondam a uma estimativa significativamente mais baixa, graças à sub-notificação dos casos pelas autoridades nacionais.

 

Greve da África do Sul

Os novos números da Amnistia Internacional surgem no meio de uma ampla acção industrial na África do Sul. Actualmente o Sindicato Nacional de Educação, Saúde e Trabalhadores Aliados (Nehawu) deve protestar fora do parlamento, com planos para uma greve nacional a 10 de Setembro se as suas exigências não forem atendidas.

O governo até agora não conseguiu atender às exigências dos trabalhadores, que incluem o fornecimento adequado de Equipamentos de Protecção Individual (EPI), envolvimento activo dos trabalhadores nos Comités de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) nos locais de trabalho, apoio psicossocial, transporte e perigosidade para trabalhadores da linha de frente.

No início de Agosto, sabia-se que pelo menos 240 profissionais de saúde haviam morrido na África do Sul após contrair COVID-19. A África do Sul sofreu um aumento nas mortes relacionadas ao COVID-19 desde Julho, e agora há mais de meio milhão de mortes confirmadas no país.

 

Preocupações na Índia

A Índia viu um aumento nos casos de COVID-19 nos últimos meses, com mais de 3.690.000 casos confirmados em todo o país e mais de 65.000 mortes. Dados do Ministério da Saúde relatados na comunicação social na semana passada indicam que mais de 87.000 profissionais de saúde foram infectados e 573 morreram. Mais da metade das mortes de profissionais de saúde (292) ocorreram no estado de Maharashtra.

Trabalhadores de saúde na Índia têm levantado preocupações sobre segurança. Em Agosto, centenas de milhares de agentes comunitários de saúde (ASHA) fizeram greve para exigir EPIs adequados, melhores salários e condições de trabalho justas e favoráveis.

 

1.320 mortes no México

O número de infecções por COVID-19 passou recentemente de sete milhões na América Latina, e a Amnistia Internacional registou números especialmente elevados de mortes de profissionais de saúde no México (1320), Brasil (634) e Peru (183).

No México, o número oficial de mortes de trabalhadores de saúde é impressionante, de 1.320. Em 25 de Agosto, o Ministério da Saúde mexicano confirmou 97.632 casos de COVID 19 entre trabalhadores de saúde.

Houve relatos de que auxiliares de limpeza dos hospitais no México estão especialmente vulneráveis a infecções. Muitos produtos de limpeza em ambientes de saúde no México são terceirizados, o que significa que têm menos protecção. Em maio, a Amnistia Internacional documentou o caso de Don Alejandro, de 70 anos, que trabalha como empregado de limpeza nos hospitais estaduais na Cidade do México. Don Alejandro disse à Amnistia Internacional que tinha pedido para ser realocado para limpar áreas administrativas, devido ao seu perfil de risco para COVID-19, e que o seu empregador atendeu ao pedido, mas reduziu os seus rendimentos em cerca de 16%.

A Amnistia Internacional destacou o facto do governo mexicano ter mantido registo detalhado das mortes de profissionais de saúde, com dados desagregados sobre idade, género e profissão. Essa transparência é essencial e todos os países devem disponibilizar esse tipo de detalhe; também pode explicar os números perturbadores do México em relação a outros países.

 

Falta de EPIs e protocolos claros no Brasil

No Brasil, pelo menos 634 trabalhadores de saúde morreram de COVID-19. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), uma associação de profissionais de saúde, os profissionais de saúde reclamaram de EPI insuficiente, falta de protocolos claros para o manusear de infecções, ausência de suporte de saúde mental, protecção social mínima para familiares e contratos precários para aqueles recrutados em carácter de emergência.

Pedimos a todos os governos que tomem medidas urgentes para proteger a vida dos profissionais de saúde. Além de aumentar o fornecimento de equipamentos de protecção, eles devem ouvir os profissionais de saúde que falam sobre suas condições de trabalho e respeitar seus direitos de organização”.

Durante toda a pandemia, os governos saudaram os trabalhadores da saúde como heróis, mas isso soa a vazio quando tantos trabalhadores estão a morrer por falta de protecção básica.”.

 

Metodologia

Através de data science, a Amnistia Internacional analisa regulamente e reúne dados relacionados com a morte de profissionais de saúde, a partir de várias fontes. Estas incluem números oficiais de governos, listas compiladas por associações médicas nacionais e obituários publicados na imprensa de todo o mundo.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -