Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Junho 22, 2024

Eslováquia: Surpresa neo-nazi nas eleições parlamentares

slovakia-electionsO partido Smer (de esquerda) venceu as eleições do passado Sábado na Eslováquia, porém, vai precisar de coligações para governar, escreve o Washington Post.

A surpresa das eleições foi o Partido do Povo/A Nossa Eslováquia, com ligações neo-nazis: conseguiu eleger 14 deputados para o Parlamento em Bratislava.

O partido do primeiro-ministro Robert Fico elegeu 49 lugares no Parlamento de 150 lugares, o que representa uma quebra significativa em relação às eleições de 2012, quando o partido Smer conquistou a maioria absoluta.

O partido A Nossa Eslováquia chama “organização terrorista” à NATO e ataca a União Europeia e o euro, utilizado no país. Marian Kotleba, líder do partido, já expressou simpatia para com a Eslováquia enquanto estado controlado pelos nazis durante a 2ª Guerra Mundial e chegou a usar um uniforme copiado das milícias dessa época.

Recorde-se que a Eslováquia assume em Julho a presidência da União Europeia.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -