Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Novembro 8, 2024

Mais europeus querem referendar saída da União Europeia

união europeia exit 2

Os europeus mostram cada vez mais dúvidas relativamente ao futuro da União Europeia e às vantagens efectivas que esta traz aos respectivos países. Franceses e finlandeses juntam-se aos britânicos e defendem referendos sobre a saída ou permanência dos dois estados da UE.

Entretanto, os britânicos mostram estar massivamente contra uma eventual adesão da Turquia à Europa dos 28, revelando votar pela saída do Reino Unido da UE no referendo de 23 de Junho, caso os turcos venham a fazer parte da União. A imigração e a crise financeira estão na base das críticas dos europeus ao actual estado da União a 28.

 

Franceses querem referendo sobre saída da União Europeia

A maioria dos franceses defende a realização de um referendo sobre a manutenção ou saída do país da União Europeia (UE), revela uma sondagem da Universidade de Edimburgo e do “think thank” alemão D/part, divulgada pelo jornal francês Le Monde.

Segundo a pesquisa, 53 por cento dos franceses inquiridos querem um referendo sobre a saída da França da UE. O estudo inquiriu oito mil cidadãos eleitores de seis países: Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Polónia e Suécia. Publicada a 10 de Março, a pesquisa é a primeira a auscultar o estado das opiniões públicas europeias após o debate aberto no Reino Unido sobre a saída ou permanência do país na União Europeia.

De todos os europeus inquiridos, os franceses são os mais favoráveis à saída do Reino Unido da União Europeia, mas, ao mesmo tempo, os mais inclinados a reclamar as mesmas medidas anti-imigração que David Cameron conseguiu obter para o seu país.

 

Parlamento finlandês debate petição de cidadãos para saída do Euro

Entretanto, o Parlamento finlandês vai debater, nas próximas semanas, uma petição assinada por mais de 53 mil cidadãos daquele país escandinavo a pedir a saída do país da Zona Euro, divulgou o portal Business Insider.

Embora não deva ter consequências efectivas, o debate demonstra um elevado nível de insatisfação entre os finlandeses para com o desempenho económico do seu país no âmbito da união monetária. A petição reclama um referendo sobre a saída do Euro.

A economia finlandesa cresceu apenas 0,4 por cento no último ano, após três anos de contracção, provocados, segundo o Business Insider, por elevados custos laborais, pelo declínio do negócio de telecomunicações móveis da Nokia e pela recessão na Rússia.

O Governo de centro-direita tenta equilibrar as finanças públicas e aumentar a competitividade das exportações através do que apelida de «desvalorização interna», que inclui cortes nos benefícios dos trabalhadores, apesar da forte oposição dos sindicatos.

Paavo Vayrynen, membro do Parlamento Europeu e um dos promotores da iniciativa anti-euro, comparou a performance finlandesa à da vizinha Suécia, que não faz parte da Eurozona e cresceu muito mais rapidamente nos últimos anos.

“Devíamos reavivar a nossa economia, saindo da Zona Euro e reinstaurando a nossa própria moeda, com uma taxa de câmbio flutuante, o que iria restaurar a nossa competitividade”, defendeu Vayrynen no Parlamento. “Se a Assembleia apoiar a petição, o Governo devia preparar com urgência uma lei para fazer um referendo”, acrescentou.

 

Britânicos votam “NÃO” à Europa se Turquia aderir à UE

Segundo uma sondagem da Survation, publicada pelo Daily Express, junto de mais de dois mil eleitores no Reino Unido, mais de um terço dos inquiridos afirmou votar “NÃO” à permanência do país na União Europeia, caso a Turquia seja aceite como membro.

Mesmo entre os que afirmam votar pela permanência, mais de um quarto – 25,6 por cento – defendeu mudar o sentido de voto, caso a Turquia venha a ser o 29º estado-membro da União. Esta diferença seria suficiente para o “NÃO” vencer no referendo de 23 de Junho e o Reino Unido sair definitivamente da UE, divulga o jornal.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -