Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Junho 22, 2024

Holocausto em destaque na Bienal do Cartoon de Teerão

holocaustoO Holocausto é o tema escolhido para a competição da 11ª Bienal Internacional do Cartoon de Teerão, que acontece em Junho do próximo ano. O prémio para o vencedor são 50 mil dólares (cerca de 46 mil euros) e a organização espera participantes de 50 países.

Embora a competição sirva para apresentar diferentes perspectivas sobre um tema tão sensível da história mundial, a organização não se quer comprometer. Segundo a Agência de Notícias da República Islâmica, Masud Shojai-Tabatabai, responsável pela organização da Bienal, a ideia é apenas falar sobre um assunto tabu no mundo ocidental.

“Não queremos aprovar nem negar o Holocausto, contudo, a questão principal é o porquê de não existir permissão para falar sobre o Holocausto se o Ocidente acredita na liberdade de expressão”.

Contudo, Masud Shojai-Tabatabai acusa Israel de alavancar o genocídio de seis milhões de judeus que pereceram no Holocausto contra os palestinianos. “Mais a mais, porque haverá a população oprimida da Palestina de pagar o preço do Holocausto?”, acrescentou.

Em Maio deste ano, um concurso similar decorreu no Irão, durante o 2º Concurso Internacional de Cartoons sobre o Holocausto.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -