Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Julho 7, 2022

Je ne suis Mossak Fonseca

João Vasco Almeida

Soube-se com estrondo que a firma de advogados Mossak Fonseca, algures no Panamá, fabrica empresas de fachada para que os ricos escondam o seu dinheiro dos impostos. É legal, na maioria dos casos, dizem os jornais que investigam os 11 milhões de documentos “gamados” ao escritório dos causídicos.

Além de umas referências a líderes mundiais de segunda linha e a confirmação dos paraísos usurários que são a Rússia e o Médio Oriente, nada mais espantará a maioria da populaça. Nós não somos do clube da Mossak Fonseca, nem dos muitos Panamás que o mundo tem.

Como as operações são ética e moralmente condenáveis, mas não ilegais, qualquer atentado numa cidade europeia ou uma tragédia daquelas à antiga farão o favor de obrigar o escândalo a desaparecer. Aos que pensam que “nada ficará como dantes” é preciso dizer que, infelizmente, tudo será “como dantes”: os principais nomeados pelo escândalo são os legisladores e reguladores. Estes não têm interesse nenhum em mudar as regras.

Por isso, tal como em todos os escândalos da Wikileaks e de Edward Snowden, o mundo seguirá a sua paulatina destruição através de uma organização desequilibrada. A escolha dos eleitores é clara: votam consistentemente nos legisladores que nada se opõem a estas brincadeiras do senhor Fonseca e do mestre Mossak.

Não se espera, por isso, grande coisa. Os jornais farão o seu trabalho mas o maxilar regressa facilmente ao sítio, sem espanto. Porque a gente sabe que anda a ser roubada há milénios e que o ouro está sempre escondido nos ídolos.

Nota: tal como anunciado a 1 de Abril, o cronista mentirá livremente sobre a frequência das suas crónicas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

VER…

Boa pergunta

Além Tejo (1)

- Publicidade -