Mais de 30 mini-concertos surpresa em 25 espaços do centro histórico e da periferia de Évora serão realizados até ao dia 24 de Abril, com a participação de 16 grupos e mais de 160 cantores e músicos do concelho.
Os espectáculos com a duração máxima de 10 minutos, não são anunciados e têm lugar em espaços onde normalmente não há música ao vivo, tais como locais de trabalho e lugares de passagem ou partida e chegada.
O mini-concerto que deu início ao evento decorreu na tarde de ontem (dia 18), nos Paços do Concelho, com prolongamento para a Rua João de Deus. As honras de abertura couberam ao Grupo de Cantares do Centro de Convívio da Câmara de Évora.
Surpresas à parte estão agendadas duas actuações conjuntas com todos os grupos participantes: No dia 23 Abril, às 11h, frente à Biblioteca Pública de Évora/Templo Romano e, de 24 para de 25 Abril, à meia-noite, na Praça do Giraldo.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Évora, da União de Freguesias do Centro Histórico, da União de Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, da União de Freguesias da Sr.ª da Saúde e Bacelo, e pretende celebrar mais um aniversário da revolução de Abril.
Os grupos participantes na iniciativa são os seguintes: Grupo de Cantares do Centro de Convívio da CME, Grupo Coral ARPIFHF, Grupo de Cantares SRDE, Grupo de Cantares AHRIE, Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais, Grupo da Associação de Reformados e Idosos do Bacelo, Cantadeiras ARPIFSS, Grupo Vozes do Alentejo, Corué – Coro da Universidade de Évora, Grupo Cantares de Évora, Vozes do Imaginário e Gigabombos, Cantadeiras de S. Miguel e Cantadores “Os Marchantes”, Estrelas da ARIFM, Grupo Coral da ARPIE, Tuna Sénior de Évora e Grupo Pastores do Alentejo.
As Vozes de Abril contam com um vasto leque de apoios, nomeadamente: Escola Básica S. Mamede, Escola Básica Horta das Figueiras, Escola Secundária André de Gouveia, Tuna Académica do Liceu de Évora, Escola Secundária Gabriel Pereira, IEFP- Centro de Formação, Universidade Sénior de Évora, Hospital do Espírito Santo, Hospital do Patrocínio, Rodoviária do Alentejo, Art Café e Cendrev.