Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Negligência médica intencional – a arma do genocídio lento

Mohamed Ali Massik, um saharaui de 37 anos, morreu em Setembro de 2016 depois de um longo sofrimento e dois anos de negligência médica intencional por parte do Estado marroquino que não tratou a sua doença renal, relata o seu irmão Malainine Massik.

Mohamed era um jovem licenciado e como muitos dos seus companheiros protestava pacificamente pelo direito ao emprego nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Mohamed Ali Massik

O movimento de jovens saharauis licenciados ganhou uma expressão crescente nos últimos seis anos, com manifestações pacíficas exigindo o direito ao emprego.

Marrocos ocupa ilegalmente a maior parte do território do Sahara Ocidental desde 1975, quando invadiu a colónia espanhola e transformou-a numa prisão a céu aberto e implementou um sistema de apartheid social, económico e político.

Os jovens saharauis não encontram trabalho, enquanto os colonos marroquinos recebem incentivos para se estabelecerem no território com salários mais altos, oportunidades de trabalho e redução de impostos. Esta não é uma técnica nova e tem sido utilizada ao longo dos séculos para forçar a mudança demográfica, neste caso para erradicar e empobrecer a população saharaui.

Um aspecto do regime de ocupação é a diferenciação no acesso aos cuidados médicos para os saharauis. Este é um facto para todos os saharauis, mas é agravado quando se trata de participantes em manifestações pacíficas que foram atacadas pelas autoridades, crianças que foram maltratadas pelas autoridades e pelos saharauis identificados como “activistas dos direitos humanos” ou defensores da autodeterminação.

Diagnosticado desde 2000 com cirrose hepática Mohamed, foi internado no Hospital Hassan II em El Aaiun em 2014. Ele estava em condições de risco de vida e os cuidados médicos necessários nunca foram fornecidos pelo Estado marroquino.

Os casos de doenças mais graves não são tratados em hospitais no Sahara Ocidental ocupado devido à falta de meios e especialistas, os pacientes nestes casos são enviados para hospitais em Marrocos.

Quando a sua saúde piorou gravemente, o jovem saharaui deveria ter sido enviado urgentemente para o Hospital de Marraquexe, mas os meios de transporte não foram disponibilizados pelas autoridades marroquinas em tempo útil.

Em 2016 dezenas de jovens se manifestaram em El Aaiun exigindo que Mohamed Ali Massik fosse salvo e tivesse atendimento médico somente após esta acção de protesto ele foi transferido para o Hospital de Marrakesh, mas já era tarde. A clínica onde Mohamed morreu negou à família o relatório médico sobre a causa da morte.

A família de Mohamed apresentou numerosas denúncias aos vários órgãos oficiais ao longo dos anos, desde o sistema judicial até o Conselho Nacional Marroquino de Direitos Humanos e a instituição de mediação, mas nenhuma investigação foi iniciada.

Malainine denuncia que muitas das provas necessárias para o processo sobre a morte do seu irmão não foram facilitadas pelos vários hospitais, que se recusaram a fornecer cópias dos arquivos e exames médicos de Mohamed. A família, no entanto, foi capaz de reunir provas suficientes de negligência médica e discriminação as quais o jovem foi submetido.

Esta situação não é única e a negligência médica sofrida pelos saharauis nos territórios ocupados foi denunciada por várias organizações saharauis e europeias.

O hospital El Mahdi, por exemplo, é conhecido como “Açougue” ou “Laboratório de Experiências”.

A presença de policias uniformizados e à paisana dentro do hospital é significativa, e é considerado normal ser sequestrado do hospital para a esquadra de polícia.

A viagem para o hospital é o último recurso, os saharauis recorrem frequentemente à medicina tradicional para curar os seus doentes em casa devido à insegurança de irem ao hospital.

Hmad Hamad, vice-presidente do CODAPSO (Comité de Apoio à Autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental), tem relatórios semelhantes e em 2016 explicou:

Para entender a situação de saúde nos territórios ocupados, tenho que explicar que médicos e enfermeiras são como policias. Quando vamos ao hospital, em vez de nos perguntarem sobre as queixas ou ver os ferimentos, eles começam a questionar-nos sobre a nossa participação nas manifestações e recorrem à violência e insultos.

Tratam-nos assim porque somos saharauis e porque queremos a nossa terra, não somos criminosos, queremos apenas que as resoluções da ONU sejam implementadas e que o referendo seja realizado e que tenhamos o nosso país.

Quando um saharaui morre no hospital, e se a família exige uma autópsia, isso é considerado um ato de insurgência que tem consequências desastrosas e indesejáveis, como a perseguição.”

Quando falamos sobre esta questão, todos concordam, Abdallah, um dos jovens que entrevistamos sofre de diabetes, mas não tem seguimento médico. Ele não sabe se tem diabetes tipo I ou tipo II, o papel com as informações médicas que recebeu quando foi diagnosticado no hospital é uma simples folha de papel com o logótipo do Hospital com o seu nome e diagnóstico: diabetes. – com um selo e uma assinatura nada mais.

Ele não faz exames porque não tem dinheiro e ocasionalmente toma os remédios prescritos, mas só quando tem dinheiro. Como ele, todos os saharauis entrevistados têm relatos de ir ao hospital onde não são diagnosticados, estão sujeitos a tratamento doloroso desnecessário e negligência médica intencional.

A família de Mohamed não desiste e continua a sua luta pela verdade. Querem justiça e uma investigação independente. Dirigiram-se às Nações Unidas enviando uma queixa aos mecanismos de direitos humanos e estão a explorar todos os canais legais em Marrocos.

Eles querem justiça, mas acima de tudo querem denunciar as graves violações dos direitos humanos. “O mundo não sabe disto … a nossa causa é justa, mas infelizmente o mundo não sabe disto”, diz Malainine, vítima de constantes perseguições por parte das autoridades marroquinas e até espancado por agentes da polícia desde a morte do seu irmão.

Malainin Massik

“Em Novembro de 2016, as autoridades marroquinas ofereceram empregos à minha família para que abandonássemos a nossa luta pela nossa causa.” Nós recusamos, apesar de sermos uma família pobre, mas a vida humana é mais importante que o dinheiro, a investigação sobre a negligência médica que causou a morte do meu irmão é mais importante.”

Malainin Massik

Na noite de 28 de Março, Malainine voltou às ruas com os seus companheiros para reclamar o seu direito ao trabalho, mas também para homenagear o seu irmão Mohamed e Brahim Sikka, um jovem estudante saharaui e preso político que faleceu em 15 de Abril de 2016 após uma greve de fome em protesto contra a injustiça e a humilhação sofridas que começou depois ter sido espancado, insultado e interrogado. Também ele também foi vitima de negligência médica e o seu caso nunca foi investigado (Morre Brahim Saika, sindicalista e preso político saharaui após ser torturado e passar vários dias em greve de fome).

Demonstração 28 de Março de 2019 El Aaiun

A ocupação marroquina actualmente não mata com bombardeamentos, mas mata de outras formas, não temos assistência médica, fomos empobrecidos, marginalizados, temos menos casamentos e menos filhos, quando estamos grávidas temos medo de ir a hospitais , muitas das minhas amigas têm dificuldade em conceber. Por que não somos notícia? Por que ninguém fala de nós? “.

Como Malainin, Salka anseia pela verdade e pela justiça e pelos olhos e ouvidos da comunidade internacional, mas eles não estão sozinhos. Inúmeras famílias saharauis nos territórios ocupados perderam os seus familiares queridos devido à negligência médica nas últimas 4 décadas.

Vídeos



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -