Foi descoberta uma nova espécie de animal fóssil com 455 milhões de anos em Portugal. Trata-se de uma trilobite, uma classe extinta de artrópodes marinhos, cuja existência era desconhecida, até agora, em Portugal e no Mundo.
Esta nova espécie em fóssil, que foi identificada durante os trabalhos de doutoramento de Sofia Pereira, aluna da Universidade de Lisboa, tem pouco mais de um centímetro e foi encontrada em rochas da formação Cabeço do Peão, no concelho de Mação, em Santarém.
“Este fóssil foi encontrado pelo paleontólogo não profissional Pierre-Marie Guy, que contactou a equipa do Centro de Geociências para a sua identificação. Depois de observado concluiu-se tratar de uma espécie nova de trilobite, um animal já extinto que existiu muito antes dos primeiros dinossauros”, explica Artur Sá, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Em homenagem ao descobridor, esta trilobite foi apelidada de Radnoria guy e foi doada, pelo próprio, ao Museu de Geologia Fernando Real da UTAD.
Até agora, este é o registo mais antigo de uma trilobite pelo que esta é uma descoberta histórica que “muda toda a perspectiva e conhecimento de um género cuja origem ocorreu num território que, 450 milhões de anos depois, viria a ser Portugal”, afirma Sofia Pereira.