Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 16, 2024

Nova espécie de animal fóssil descoberta em Portugal

trilobite2Foi descoberta uma nova espécie de animal fóssil com 455 milhões de anos em Portugal. Trata-se de uma trilobite, uma classe extinta de artrópodes marinhos, cuja existência era desconhecida, até agora, em Portugal e no Mundo.

Esta nova espécie em fóssil, que foi identificada durante os trabalhos de doutoramento de Sofia Pereira, aluna da Universidade de Lisboa, tem pouco mais de um centímetro e foi encontrada em rochas da formação Cabeço do Peão, no concelho de Mação, em Santarém.

“Este fóssil foi encontrado pelo paleontólogo não profissional Pierre-Marie Guy, que contactou a equipa do Centro de Geociências para a sua identificação. Depois de observado concluiu-se tratar de uma espécie nova de trilobite, um animal já extinto que existiu muito antes dos primeiros dinossauros”, explica Artur Sá, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Em homenagem ao descobridor, esta trilobite foi apelidada de Radnoria guy e foi doada, pelo próprio, ao Museu de Geologia Fernando Real da UTAD.

Até agora, este é o registo mais antigo de uma trilobite pelo que esta é uma descoberta histórica que “muda toda a perspectiva e conhecimento de um género cuja origem ocorreu num território que, 450 milhões de anos depois, viria a ser Portugal”, afirma Sofia Pereira.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Auto-retrato, Pablo Picasso

Manuel de Azevedo

Mentores espirituais

- Publicidade -