Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

E se, num repente, tivesse na mão o próprio canal de televisão?

Facebook-Live

Se o Twitter tentou a sobrevivência com o serviço de live streaming Periscope, muito utilizado por jornalistas, temia a resposta que a equipa de Mark Zuckerberg andava a preparar (sem grande segredo) e que foi agora apresentada ao mundo: o Facebook Live é uma rede dentro da própria rede, um convite a que todos tenham o seu próprio canal de televisão em que podem emitir o que estão a viver no momento, seja uma festa com amigos, um concerto, um pensamento ou, para repórteres em movimento (talvez quem mais sumo vai conseguir extrair da nova plataforma) noticiar o evento sem qualquer dificuldade.

Já todos estamos preparados e habituados a conviver com as mudanças no Facebook, desde as anunciadas às que “atacam” de surpresa. A aba/separador Live irá surgir brevemente nos Android e iOS e mostrará quem está, nesse preciso momento, a debitar informação ao vivo.

O esquema é tradicional: primeiro vamos ligar os amigos, conhecidos e familiares, mas não tarda estamos a tagar vedetas, canais, grupos, marcas e tudo e tudo e tudo.

O Live possibilita comentários e interacção em directo o que pode dar um novo mundo ao mundo social. Mas também vai oferecer uma suite de ferramentas como filtros criativos, função desenho, doodles, enfim, a personalização de um canal “a sério”.

A função facebook.com/livemap leva o conceito ao extremo: está sozinho, triste, sem nada para fazer? Então carregue aí, veja a lista de quem está a “bombar” e escolha um stream para conviver.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -