Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Maio 4, 2024

O despertar das mulheres Americanas na política

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

As mulheres representam menos de 20% do Congresso dos EUA. De um total de 535 membros, há apenas 22 mulheres senadoras e 83 mulheres representantes. No entanto, um número recorde de mulheres concorreu para um cargo público nos EUA este ano. A Emily’s List divulgou números mostrando que 34.000 mulheres interessadas em candidatarem-se entraram em contacto com a organização, em comparação com 920 em 2016.

Há 40 candidatas para eleições de governadores e pelo menos 29 para a câmara alta. Pelo menos 309 apresentaram documentos de candidatura para a câmara baixa. 168 conseguiram nomeações para importantes partidos para um assento na câmara baixa dos Estados Unidos, de acordo com o Centro Americano de Mulheres e Política (Universidade de Rutgers).

A onda de candidatas está sendo impulsionada pelo movimento #MeToo e pela reacção ao presidente Donald Trump e é uma extensão da histórica Marcha das Mulheres depois que ele foi inaugurado. Antes da eleição de Trump, muitas mulheres que se tornaram candidatar, achavam que lhes faltavam qualificações ou experiência, e sentiram que o progresso estava acelerando e havia pouca chance de regressão. Não mais.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -