Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Junho 14, 2024

Poluição
Abrem “Oxigénio Bars” em Nova Deli

Raghunath Kadavanoor
Raghunath Kadavanoor
Licenciado em Jornalismo pela Bharatiya Vidya Bhavan, Rajendra Prasad Institute Mumbai, estado do Kerala, Índia

Poluição do ar: abriram “Oxigénio Bars” em Nova Deli. Três euros para respirar durante 15 minutos

Na Índia, sobretudo em Nova Deli é impossível respirar “bem”, sejam humanos, sejam animais. Pensa-se que por não conseguirem respirar em Jaipur, Rajastão, centenas dos pássaros aparecem com as costelas fraturadas e estes ossos perfuram-lhes o tórax provocando a morte. Os arcos costais dos pássaros são mais frágeis do que os dos humanos, mas um dia a poluição pode também destruir o pulmão coletivo de Nova Deli e de todos nós. A Índia é um dos países que têm mais cidades do mundo com o ar mais altamente poluído.

Vamos contar a historia

Em outubro de 2019 os níveis de poluição com níveis perigosos atingiu o pico em Nova Deli. As escolas foram fechadas. E nas última semanas, os habitantes da capital da Índia ficaram desesperados e desejosos de ar, de oxigénio puro, e começaram a bater à porta do primeiro estabelecimento que ofereceu oxigénio puro, vendido e consumido por três euros cada 15 minutos. A grande maioridades dos frequentadores destes Bares são doentes, portadores de doença pulmonar crónica obstrutiva e asma. Os perigosos níveis de poluição no norte da Índia e a ansiedade e o stress de quem não consegue encher o peito de ar provam que a empresa que investiu neste projeto fez um “bom negócio”.

Como é que funciona o tal “Oxigénio Bar”?

Antes de continuar, é necessário entender como é que funciona o tal “Oxigénio Bar”. Os utentes desta empresa, ligam um tubo (conhecido como cânula) ao lábio superior e aí chega um “aroma de” ar oxigenado com uma fragrância da sua escolha. O ar que respiram é gerado por um “máquina de concentração de oxigénio” que purifica o ar ao seu redor. Faz a felicidade do cliente.

Em circunstâncias normais, o ar que os humanos respiram contém apenas 20% de oxigénio. Níveis extremamente altos de oxigénio são realmente prejudiciais causando danos nos pulmões e, se inalados por tempo prolongado podem causar a morte.

Mas, no caso da empresa Bar de Oxigénio como o tubo não é introduzida dentro do nariz do cliente, o oxigénio que respira é misturado com outros gases atmosféricos para finalmente alcançar uma concentração de entre 30% e 50%. As sessões são limitadas a apenas 15 minutos para minimizar o risco para o consumidor.

Poluição do ar nas cidades da Índia

As principais fontes da poluição do ar estão bem identificados: veículos automóveis, indústrias pesadas, milhares de pequenas e médias indústrias, poeira suspensa ao longo das bermas das estradas devido ao movimento dos veículos e atividades de construção civil, queima aberta de resíduos orgânicos e outros resíduos tóxicos.

No caso de Nova Deli e outras cidades da Índia, com base nas informações disponíveis e pesquisa que fiz, criei a seguinte tabela de percentagens das diferentes causas de poluição do ar.

  1. Os gases de exaustão dos veículo representa até 30%
  2. A queima de biomassa pode ir até 20%
  3. O pó da estrada pode ir até 20%
  4. Indústrias podem representar até 15%
  5. A queima de resíduos abertos pode ir até 15%
  6. Máquinas de gasóleo podem acrescentar 10%
  7. Centrais elétricas podem contribuir com 5%
  8. Fora das áreas urbanas densamente povoadas pode ir até 30%

Todos esses fatores contribuem para a poluição do ar , com valores muito acima das diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é PM 2.5.

Então o que é PM 2.5?

As partículas finas (PM2.5) são um poluente do ar perigoso para a saúde das pessoas quando os níveis são altos. Estas pequenas partículas no ar reduzem a visibilidade e fazem o ar parecer cinzento e nebuloso quando os níveis são elevados. Os níveis externos de PM2.5 estão provavelmente aumentados em dias com pouco vento o que permite a concentração das partículas.

Estas pequenas partículas ou gotículas no ar medem dois micra e meio ou ainda menos. Tal como polegadas, metros e milhas, um mícron é uma unidade de comprimento. Partículas na faixa de tamanho destes PM2.5 são capazes de entrar profundamente nas vias respiratórias, e podem depositar-se nos pulmões, sobretudo nas pessoas que tendo doença pulmonar crónica têm os cílios de limpeza dos brônquios muito danificados.

Festival Diwali é bonito nas fotografias, mas é péssimo para a saúde

Críticas contra o uso de fogos de artifício durante o Festival Diwali, realizado anualmente durante dois dias, são fortemente apontadas por ambientalistas. De fato, o Diwali ou Festival das Luzes não é o único culpado da poluição do ar na Índia. Mas uma indústria de fogos de artifício começou a investir fortemente nessa festa e acabou a vender explosivos e artefatos semelhantes que emitem níveis elevadíssimos de materiais poluentes.

Na Índia, especialmente as pessoas de religião hindu, mostram-se relutantes em abdicar destas festas religiosas. Um estudo recente tentou responder a esta pergunta, concluindo que se verifica um “pequeno, mas estatisticamente significativo” efeito dos fogos de artifício do Festival Diwali. O Diwali é celebrado de acordo com o calendário lunar hindu e geralmente acontece no final de outubro ou no início de novembro.

A imagem abaixo é um quadro estatístico do nível de poluição do ar antes e depois de Diwali. Sim, faz um pico durante três ou quatro dias e depois cai. Em suma, não é a “principal razão” da poluição do ar, mas não o purifica.

Quais as outras causas da poluição do ar?

A poluição do ar não é apenas um desastre humano. Certos gases naturais na atmosfera podem causar poluição do ar. Por exemplo, nas cidades, um gás chamado ozono é uma das principais causas de poluição do ar. O ozono também é um gás com efeito de estufa e isso pode causar bem ou mal nos seres humanos. Tudo depende de onde está o ozono localizado na atmosfera da Terra. O ozono no alto de nossa atmosfera é bom, mas quando o ozono está mais próximo do solo, é mau para humanos. No caso da Índia, o gás chamado ozono está muito perto do solo.

Conclusão: O que tem que ser feito?

Não é só a Índia a responsável por essa situação. Quando a produção industrial se foi deslocando para países asiáticos, estes começaram a produzir bens agro alimentares para o mundo inteiro. Mas não só: Produção de roupas, acessórios, equipamentos, veículos automóveis, peças para os mesmos e muito mais. Como qualquer outra produção industrial, resíduos químicos e biológicos começaram a concentrar-se nesse lado do mundo, na Índia, na China, no Vietname, que se confrontam com o aumento da população global, da globalização e as suas exigências. Além disso, resíduos tal como lixo eletrónico e plásticos, são enviados dos países europeus, EUA, Canadá e outros para países como Índia, China e muitos dos estados do continente africano. Ou seja, os países com menor produto interno bruto são vítimas do alto PIB dos países onde a minoria é rica.

Então, esta é uma questão global, e exige soluções globais. Este é o momento certo para se agir globalmente e lutar por Deli e outras cidades da Índia como se fossem os nossos próprios pulmões que estivessem em risco. As pessoas que vivem no oriente romântico, do oriente incredible também merecem ar de qualidade para respirar.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -