Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Dezembro 7, 2024

Religiosos islâmicos tradicionalistas mantêm culto durante a pandemia

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

Tablighi Jamaat é um grupo islâmico não político que tem como objetivo exortar os muçulmanos a voltarem a praticar sua religião tal como durante a vida do profeta islâmico Muhammad, e particularmente em assuntos de ritual, vestuário e comportamento pessoal.

A maioria vive no sul da Ásia, presente em 180 a 200 países. Considerado “um dos movimentos religiosos mais influentes do Islão do século XX”. Fundado em 1927 por Muhammad Ilyas al-Kandhlawi em Mewat, na Índia, seguem os preceitos da Mesquita do Profeta e em Ashabus Suffah Tabligh. Pretendem a reforma espiritual do Islão, trabalham para convencer muçulmanos a tomarem um novo rumo. Têm “Seis Princípios” (Kalimah (Declaração de Fé), Salah (Oração), Ilm-o-zikr (Conhecimento), Ikraam-e-Muslim (Respeito ao Muçulmano), Ikhlas-e-Niyyat (Sinceridade da intenção), Dawat-o-Tableegh (Proselytizaton)). Esta congregação islâmica acredita que os muçulmanos estão em constante estado de Jihad espiritual, devendo lutar contra o mal: fazem proselitismo activo e consideram que a sua acção irá contrariar o abandono da fé. Repetem que não têm filiação política e concentram-se no Alcorão e nas Hadith.

Hadith, é a narrativa das tradições reveladas pelo Profeta Maomé, importante fonte de lei religiosa e orientação moral, só ultrapassado em autoridade pelo Alcorão, o livro sagrado do Islão.

Dizem que rejeitam a violência e consideram que a evangelização é uma luta pacífica.

Dizem preferir o contacto pessoal em vez dos grandes meios audio visuais e plataformas sociais.

Mas por exemplo Tariq Jameel, tem um canal oficial no YouTube chamado Molana Tariq Jameel. Considera-se e é reverenciado como estudioso religioso, islâmico e pregador. Paquistanês, faz sermões e é um orador famoso no meio dos seus seguidores e apoiantes.

O ijtema, encontro de fieis anual, é convocado na sede dos respectivos países. Este ano, em Março, já depois da Organização Mundial de Saúde ter declarado a pandemia de Covid 19, o ijtema realizou-se na cidade de lahore, no Paquistão, juntando 250 mil fieis.

Lahore Museum

A maior dessas reuniões anuais é realizada no Bangladesh onde o encontro é mundial.

Em 2011, por exemplo, o Paquistão dividiu o Ijtema em duas partes e um total de 1 milhão de pessoas assistiram a cada um dos dois Ijtema.

Dois palestinianos de Gaza infetados com Covid tinham estado no Paquistão, onde participaram dessa conferência, declarou um diplomata palestiniano.

Legisladores paquistaneses exigiram sessão conjunta do parlamento para discutir estratégia contra vírus.

O Paquistão só registou 21 casos confirmados de Covid 19 e nenhuma morte, mas as autoridades apenas testaram menos de 500 casos em potencial no país, que tem 215 milhões de habitantes, e onde os cuidados de saúde são frequentemente desadequados.

Para esses ideólogos que se consideram apenas religiosos, cancelar as orações da conferência do Ijtema por causa de uma doença infecciosa é igual a repudiar as palavras do Profeta.

Advogam como explicações para a epidemia confabulações e fantasias sem qualquer apoio no conhecimento científico.

Imran Khan

Um estudo realizado por He et al. (2011) utilizou uma abordagem de modelo mecanicista para estudar as três ondas da pandemia de influenza ou Gripe Espanhola de 1918. Examinaram os fatores subjacentes à variabilidade nos padrões temporais e sua correlação com os padrões de mortalidade e morbilidade. Esta análise sugere que as variações temporais na taxa de transmissão fornecem a melhor explicação, e a variação na transmissão necessária para gerar essas três ondas está dentro de valores biologicamente plausíveis.

Outro estudo de He et al. (2013) utiliza um modelo epidémico simples, incorporando três fatores para inferir a causa das três ondas daquela pandemia de influenza de 1918. Esses fatores foram abertura e encerramento das escolas, mudanças de temperatura durante o surto e mudanças comportamentais humanas em resposta ao surto. Os resultados deste modelo mostram que todos os três fatores são importantes, mas as respostas comportamentais humanas mostraram os efeitos mais significativos.

E o Primeiro Ministro Imran Khan não se deve ter atrevido a contrariar a fervorosa e comportamental fé dos crentes.

Por eles, oremos.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -