Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Há 44 anos Captain Beefheart lançava o 6º LP

beefheart

 

“The Spotlight Kid” saiu para as bancas em Janeiro de 1972

beefheartmagicbandCaptain Beefheart (Don Van Vliet) e a sua Magic Band é um marco incontornável da melhor música que foi feita nos últimos 50 anos. A maior parte da carreira musical do artista Don Van Vliet (Captain Beefheart) foi feita à margem das brilhantes luzes da ribalta, embora a sua excelência sempre fosse reconhecida pela crítica e públicos mais avisados.  Uma atitude marginal, “underground”, que esteve além do grande sucesso dos “charts”, mas que ficou gravada para sempre a letras de ouro na História da Música Popular. Há precisamente 44 anos, Captain Beefheart lançava o seu 6º álbum de originais – “The Spotlight Kid”. Um LP que chegou ao 44.º lugar de vendas no Reino Unido, enquanto nos EUA se quedou pelo 131ª posição no Top 200 da Billboard.

captain beefheart LP +Don Van Vliet (falecido a 17 de Dezembro de 2010)  foi um artista multi-facetado que, enquanto Captain Beefheart, trouxe ao meio musical inspiradas composições, com raízes nos blues, mas capazes de percorrerem inovadores trilhos sonoros, do rock ao jazz, ao experimentalismo. Um verdadeiro projecto avant-garde, que editou algumas das mais inspiradas (e também algo obscuras) obras da música popular, casos dos álbuns: “Safe As Milk” (1967), “Trout Mask Replica” (1969) e “Mirror Man” (1971).  Amigo de infância de Frank Zappa, ficaram famosas as várias colaborações musicais entre os dois, sobretudo nesse grande disco que é “Bongo Fury”.

Em 1972, Captain Beefheart ao lançar “The Spotlight Kid” surpreendia a sua vasta plateia de culto com um disco globalmente mais “soft”, menos pesado na batida sonora, com uma malha sonora mais simples – algo que muitos fãs consideraram ser uma beefheart3inabitual cedência comercial às “leis” do mercado discográfico. Alguns membros da Magic Band mostraram mesmo desilusão pela gravação deste disco – o primeiro onde surge apenas o nome de Captain Beefheart sem Magic Band que, contudo, acompanha o cantor. O guitarrista Bill Harkleroad afirmou mesmo “Detesto este álbum!”. E apontou o dedo a Don Van Vliet, pois “estava a marimbar-se para a banda, só pensava nele próprio”. Note-se que ao inspirado cantor/autor tinha sido diagnosticada uma esquizofrenia paranóica. Don Van Vliet, que cedo abandonou por completo o mundo da música, dedicou-se à pintura e escrita, lutando contra uma esclerose múltipla. Morreu a 17 de Dezembro de 2010, a poucas semanas de completar 70 anos.

Mas apesar das críticas de que foi alvo pelos muitos fãs mais puristas, o álbum “The Spotlight Kid” ficou como um dos mais relevantes de Captain Beefheart, com um som bem menos extravagante é certo, mas também, muito provavelmente, mais puro e bem mais perto da verdadeira personalidade de Don Van Vliet. Um disco que é mais dele próprio do que de toda a banda que sempre o acompanhou. Aliás, eles viviam todos juntos numa casa comunitária, o que nem sempre terá facilitado os relacionamentos pessoais entre os músicos.

Com dez faixas (cinco por face), “The Spotlight Kid” é mesmo o LP de maior sucesso comercial de Captain Beefheart, incluindo uma das suas mais famosas canções “I’m Gonna Booglarize You Baby”(ver vídeo). Ouvir de novo esta obra, 44 anos depois, faz ainda todo o sentido.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Tit5gHtVEls&index=1&list=RDTit5gHtVEls

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -