Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 16, 2024

A caçada ao leão, Eugéne Delacroix

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“A caçada ao leão”, de Eugène Delacroix, um importante pintor francês do Romantismo.
Enorme explosão de cores numa evidente inspiração na “caçada” de Rubens. Há grande dinâmica figurativa numa estonteante (presume-se) movimentação circular.

O céu não parece amistoso, no mesmo sentido, aliás, da visibilidade selvática que contemplamos no solo.

O pintor é a grande personagem do Romantismo. Aristocrata de condição, nomearam-no revolucionário da Pintura, contra o Neo-classicismo personificado em Ingres, que Delacroix detestava profundamente.

Informação adicional

Artista: Eugéne Delacroix
Título: Chasse aux lions
Dimensões: 57 cm x 74 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Criação: 1854
Local: Museu de Orsay

 

Nota da Edição

Eugène Delacroix 1798-1863

Ferdinand Victor Eugène Delacroix nasceu Saint Maurice. Teve educação refinada e veio de família abastada. Estudou no atelier de Pierre Guérin. Ingressou depois na Escola de Belas Artes, onde teve influência de pintores como Rubens e dos clássicos italianos.

Eugène Delacroix manteve contatos com poetas franceses, especialmente, Baudelaire. Viajou pela Inglaterra, Marrocos, Argélia, e Espanha, onde colheu dados para incrementar a temática de seus quadros.

O estilo de Delacroix é permeado por um cromatismo luminoso com forte influência dos impressionistas, embora seja considerado pintor romântico.

Algumas pessoas viram no artista um grande talento como o de Rubens e as semelhanças a Michelangelo.

Delacroix se interessou também pelos temas políticos do momento. Sentindo-se um pouco culpado pela sua pouca participação nos acontecimentos do país, pintou A Liberdade Guiando o Povo (1830), um quadro que o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes, por ter sido considerado excessivamente panfletário.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -
76748 76128 45638 45639