Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Projeto leva arte e cultura para a comunidade

Começa neste sábado (22), às 10h, o Projeto Ocupação Ocupação, uma galeria de arte a céu aberto, instalada nas ruas da comunidade Monte Cristo, em Campinas, interior de São Paulo. Aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) no ano passado, o projeto pretende envolver a comunidade com arte e cultura.

“Pretendemos democratizar a arte em territórios diversos, indo além do espaço confinado das galerias de arte e museus”, dizem os curadores Andrea Mendes e Danilo Garcia. O projeto começa com a exposição Lugar Comum, de Rochelle Costi (1961-2022).

A gaúcha Rochelle foi vítima de um atropelamento em São Paulo, em novembro de 2022, vindo a falecer. Destacou-se na fotografia, segundo ela, por não saber desenhar, com um olhar acurado e singular. Trabalhou em diversos veículos da imprensa.

Divulgação

De acordo com Andrea, a ideia é ocupar os muros, as casas e diversos pontos destacados da comunidade numa grande exposição que utilize todos os espaços que atraiam os olhares de quem passa. “Acreditamos que isso atrairá a comunidade para as oficinas de artes do projeto. E quem sabe descobrimos novos artistas”.

Cada etapa tem o prazo de cerca de 50 dias. Após a exposição de Rochelle, será a vez do artista Fernando Tosko e na sequência Isabela Senatore. No encerramento está prevista uma atividade em que a população será convocada a participar de uma exposição com sua própria produção artística.

Divulgação

Além dessa exposição, explica Andrea, diversas obras serão incorporadas à exposição até o fim do ano para a comunidade que conta com cerca de 100 mil moradores. A exposição Lugar Comum acontece na Associação Douglas Andreani, na rua Wadi Abdala Gnatos, 7, em Campinas (SP).

Mais informações no Instagram Ocupação Ocupação


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -