A Escola da Noite realiza em 2020 um Curso Livre de Teatro, que se estenderá por sete meses, entre Fevereiro e Dezembro. A formação decorre em horário pós-laboral e inclui a montagem e a apresentação dos próximos dois espectáculos da companhia de Coimbra.
Ao fim de 28 anos de trabalho, A Escola da Noite organiza um Curso Livre de Teatro, cujo modelo assenta na prática teatral e que assume o processo de construção do espectáculo como fio condutor de toda a formação. O plano pedagógico acompanha todas as fases de construção e apresentação dos dois próximos espectáculos da companhia: um clássico do teatro português – “O Fidalgo Aprendiz”, de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666) – e um texto da dramaturgia europeia contemporânea – “(Tio) Vânia”, de Howard Barker (1946).
Preferencialmente destinado a intérpretes, o curso é aberto também às áreas da produção, da técnica e da cenografia e figurinos: das 10 vagas agora abertas, prevê-se que três delas sejam destinadas a áreas que não a interpretação.
O curso tem início a 19 de Fevereiro e organiza-se em dois módulos, num total de 121 sessões de trabalho e 473 horas de formação. Entre 19 de Fevereiro e 13 de Junho de 2020, no primeiro módulo, será criado “O Fidalgo Aprendiz”. “(Tio) Vânia” será o segundo texto a trabalhar, entre 16 de Setembro e 12 de Dezembro, sob a direcção de Rogério de Carvalho. Por regra, as sessões decorrem no Teatro da Cerca de São Bernardo, de quarta a sexta-feira, entre as 19h00 e as 23h00, e aos sábados, entre as 14h30 e as 19h30.
Para além do contacto com os dois encenadores, o grupo vai trabalhar com as equipas artística, técnica e de produção d’A Escola da Noite, integrando-se no modelo de funcionamento da companhia. A formação incluirá ainda outras acções de formação pontuais ao longo do ano.
Ainda que organizado à volta do processo criativo, do pressuposto do fazer concreto, o curso prevê espaços de reflexão sistemáticos com incidência especial:
- nas teorias do actor;
- nos processos de trabalho dramatúrgico;
- na abordagem de autores e obras que marcam a noção de dramaturgia contemporânea.
A inscrição custa 750 Euros, podendo ser paga em duas prestações.
As pessoas interessadas em frequentar o curso – maiores de 18 anos, não profissionais, com ou sem experiência em artes cénicas – devem enviar a sua candidatura até 31 de Dezembro de 2019 para o endereço [email protected], acompanhada de currículo, carta de motivação, fotografia e a indicação da área a que preferencialmente se candidatam: interpretação, técnica de palco, cenografia e figurinos ou produção. A selecção poderá incluir audições e a lista definitiva de participantes deverá ser conhecida até ao final de Janeiro de 2020.
Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada espectáculos.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.