Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Setembro 17, 2024

A menina dança?

Dança

Este ano, a celebração é dedicada “à manutenção de uma política de portas abertas no ensino da dança”, segundo a mensagem oficial do presidente do Conselho Internacional de Dança, Alkis Raftis.  No mesmo comunicado, o presidente afirma que os meios de comunicação divulgam pouco a dança e os eventos a ela associados e salienta o impacto negativo que a crise económica teve nos sistemas de ensino artístico, nomeadamente esta área.

A opinião de Alkis Raftis é partilhada pela directora da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (ESD – IPL), Vanda Nascimento, que acredita estarmos a viver “momentos dramáticos” no panorama nacional, no que toca ao investimento no ensino artístico.

“O olhar que os políticos e que quem nos governa tem, do que são as artes e do que é que deve ser o ensino artístico, no meu entender, não será o mais propício, mais correcto, mais focado, mais conhecedor”, justifica a directora, afirmando: “É preciso conhecer o ensino artístico e as suas especificidades”.

Para Vanda Nascimento, o Dia Mundial da Dança é um “pretexto válido para reflectir a dança e sobre a dança, para se fazer balanços do que se fez, do que se vai fazer”.

No âmbito das comemorações deste dia, a ESD organiza, desde há dois anos uma vasta comemoração “fora de portas”. Isto, porque acredita Vanda Nascimento, este é um dia para que «sejam chamadas as atenções para o nosso trabalho. Ou seja, ao sairmos da escola estamos a mostrar o nosso trabalho e a dizer “olhem para nós, nós estamos aqui, este é o nosso trabalho”».

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, os alunos da ESD vão apresentar os seus espectáculos em vários locais emblemáticos: Teatro José Lúcio da Silva em Leiria (29 de Abril), Teatro Armando Cortez em Lisboa (30 de Abril), Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa (12 a 21 de Maio), Teatro Thalia em Lisboa (18 e 19 de Maio).

De 2 a 24 de Junho, os finalistas da ESD estarão em residência artística no Castelo de São Jorge, em Lisboa e, entre 7 e 9 de Julho, juntam-se aos alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema e da Escola Superior de Música para um espectáculo final no Panteão Nacional.

Para além da ESD, muitas associações culturais e companhias de dança promovem espectáculos e aulas para celebrar a dança . “Usamos esse dia para falar, no fundo, daquilo que é a nossa vida que é a dança”, conclui Vanda Nascimento.

 

Comemorações Dia Mundial da Dança

Norte

Viseu (30 de Abril, às 21H30)

No Solar do Vinho do Dão, o espectáculo “Reencontro” reúne quatro dos fundadores do movimento Nova Dança Portuguesa: Clara Andermatt, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro e Vera Mantero.

Braga (29 de Abril)

A Avenida Central terá instalado um ‘Estúdio de Rua’ onde irão decorrer espectáculos, aulas abertas, workshops, flashmobs, entre outras actividades ao longo de todo o dia.

 

Centro

Sintra (30 de Abril a 1 de Maio)

O Festival Corpo.16, que decorre na  Quinta da RibaFria, é uma plataforma de Mostras de Dança, Workshops e Terapias para o corpo físico e energético.

Lisboa ( 29 de Abril)

Pelas  21h30, sobe ao palco do Teatro Tivoli, a 2.ª edição da Gala internacional de ballet clássico – Gala Ballet, Russian Classical Ballet – sob direcção artística de Evgeniya Bespalova.

Tomar (29 de Abril)

A Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais assinala a data com uma apresentação diversificada do seu trabalho pelas ruas do centro histórico de Tomar.

Santarém (29 de Abril)

Espectáculo solidário com diversos estilos de dança, pelas 14 horas, no Teatro Sá da Bandeira

 

Sul

Barreiro (29 de Abril)

O espectáculo “Correr o Fado» pela Companhia Quorum Ballet, chega ao Auditório Municipal Augusto Cabrita pelas 21h30.

Palmela (29 e 30 de Abril)

Dia 29 de Abril, às 21h30, o Centro Cultural de Poceirão recebe o espectáculo “ Acordes de Dança”, com João Vitorino, na guitarra e Edite Van-Zeller, na dança.
A 30 de Abril, a companhia “Armazém 13” apresenta o espectáculo “Forgotten Fog” no Cine-Teatro S. João, em Palmela, às 21h30.

 

Ilhas

Ponta Delgada (29 de Abril)

No Teatro Micaelense, o Núcleo de Artes Performativas assinala esta data com várias iniciativas, para diferentes públicos e idades, ao longo de todo o dia.

Horta (29 de Abril)

No Pavilhão Desportivo da Horta, há um espectáculo comemorativo a partir das 17h30.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -
76748 76128 45638 45639