Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

A televisão foi pela primeira vez demonstrada há 90 anos

televisão
A 26 de Janeiro de 1926, o engenheiro escocês John Logie Baird construiu o primeiro sistema de televisão viável, tendo-o apresentado a 50 cientistas. Dois anos antes, este engenheiro tinha conseguido construir um aparelho que emitisse imagens estáveis em sistema analógico. No ano anterior, 1925, as primeiras imagens em movimento foram transmitidas. O primeiro programa de televisão para a BBC foi transmitido em 1928 e, três anos mais tarde, teve lugar a primeira transmissão ao vivo.

John Logie Baird nasceu em 1888, tendo começado a trabalhar na Clyde Valley Electrical Power Company apesar de ter os estudos interrompidos pela Primeira Guerra Mundial. Mudou-se da Escócia para o sul de Inglaterra onde tenta construir uma televisão: um sistema composto de um disco giratório perfurado, com luzes de néon acesas por detrás, respondendo ao sinal de uma estação de rádio capturando as imagens através de um disco semelhante. O sistema de Baird ficou rapidamente obsoleto porque Marconi, nos EUA, desenvolveu um sistema mais avançado, mais focado na parte electrónica.

Em 1935, a BBC deixou de utilizar o sistema de Baird, adoptando o de Marconi. John Logie Baird faleceu a 14 de Junho de 1946 em Sussex.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -