Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 17, 2021

Angus Deaton é o Nobel da Economia em 2015

Angus-Deatonl-pr prémio Nobel da Economia 2015

Angus Deaton nasceu na Escócia, tem cidadania britânica e americana, lecciona na Universidade de Princeton, nos EUA e ganhou o Prémio Nobel da Economia pelas permanentes pesquisas que este académico tem efectuado sobre “consumo, pobreza e prestações sociais”.

Aos 69 anos, Deaton vê assim o culminar de uma vida dedicada a temas como a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento económico. Visto como um optimista, a Academia Real das Ciências da Suécia justificou a entrega do galardão, tendo em conta que o autor “transformou os campos da micro-economia, macro-economia e desenvolvimento económico” e o seu trabalho também nos ajuda a antecipar três questões cruciais: “Como é que os consumidores distribuem os seus gastos entre diferentes bens?”, “Quanto do rendimento das sociedades é gasto e quanto é poupado?” e, “Qual é a melhor medida e a melhor forma de analisar as prestações sociais e a pobreza?”.

Tudo temas que tocam o quotidiano do cidadão comum, tentando assim responder a questões e comportamentos que à partida parecem simples, mas cuja condição humana torna complexa, já que ao longo da vida vamos descobrindo que o maior mito urbano, é o de acharmos que 2 mais 2 são 4. Nada de mais errado!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -