Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Maio 28, 2024

As big band nacionais | Big Band da Nazaré

José Alberto Pereira
José Alberto Pereira
Professor Universitário, Formador Consultor e Mestre em Gestão

Adelino Mota iniciou a sua atividade musical na Sociedade Filarmónica Maiorguense e estudou no Conservatório de Música de Coimbra no Curso de Flauta Transversal.  Frequentou vários Cursos de Direção de Orquestra, em Portugal, Espanha e Inglaterra, tendo trabalhado com os Maestros Robert Houlihan, António Saiote, George Hurst, Denise Ham e Rodolfo Saglimbeni. Entre muitas outras responsabilidades é membro da IAJE (Internacional Association of Jazz Educators), diretor Artístico do Festival de Jazz de Valado dos Frades, coordenador e maestro da Big Band do Município da Nazaré.

A Big Band da Nazaré (BBN) nasce em setembro de 1999, no seguimento de proposta de Adelino Mota à Câmara Municipal da Nazaré, tendo como objetivo dar oportunidade de continuação aos jovens músicos formados nas três orquestras ligeiras juvenis e uma banda existentes no concelho. Tendo começado por ser um estímulo e um apoio ao desenvolvimento das capacidades musicais destes jovens, a BBN tem contribuído para que muitos deles se tornem músicos profissionais licenciados, na área do jazz ou da música clássica. Esta caraterística continua a ser um dos pilares mais relevantes da orquestra, que manifesta desde sempre uma elevada rotação dos seus músicos.

Com uma formação clássica de big band, a BBN conta com 5 saxofones (2 altos, 2 tenores e 1 barítono), 4 trompetes, 4 trombones, piano, guitarra, baixo, bateria e voz (nalguns temas). A direção musical é do seu criador, mentor e maestro Adelino Mota e o repertório é variado, incluindo standards de jazz (alguns deles cantados), temas de influência latino-americana, funk e música contemporânea.

Ao longo destes quase vinte anos, a BBN fez concertos em Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha. No que respeita a salas e eventos musicais, destaca-se a sua participação no Festival de Jazz de Pontevedra, Festival de Música de Medina del Campo, Jazz às Quintas no CCB, Festival de Jazz da Alta Estremadura, Festival de Jazz de Aljustrel, Festival de Jazz de Portalegre, Festa do Jazz no Teatro S. Luís, Encontros de Jazz de Évora (com Carlos Martins como convidado), Festival de Tomar, Festa do Avante, Hot Club de Portugal, Bflat (Matosinhos), Festival “A Arte da Big Band”, Estarrejazz, Portugal Jazz (em várias localidades), Festival de Jazz de Valado dos Frades e Casa da Música, entre outros. A BBN tem gravados 5 CDs: “Big Band Nazaré” (2003), “Filme” (2006), “10 Anos” (2009), “Best Friends” (2012, ao vivo) e “Special Guests” (2016, tendo como convidados Sérgio Carolino, Lúcia Moniz, Mariana Norton, Daniel Bernardes e Rúben da Luz).

O papel de Adelino Mota e da BBN tem extravasado o concelho da Nazaré e o distrito de Leiria, afirmando-se hoje como um valor seguro nas big bands nacionais. Com quase vinte anos de trabalho, cinco discos gravados e a responsabilidade de organizar e dirigir o Festival de Jazz de Valado de Frades (também ele em crescendo no panorama jazz nacional), a BBN e o seu mentor não renegam as suas origens: dar continuidade e robustez à formação dos jovens que nasceram para a música nas escolas e bandas das proximidades. Mais uma vez se confirma a importância das bandas filarmónicas no germinar de talentos para a música nacional.

Vídeos

 

Por opção do autor, este artigo respeita o AO90

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -