Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

As big band nacionais | Lisbon Underground Music Ensemble

José Alberto Pereira
José Alberto Pereira
Professor Universitário, Formador Consultor e Mestre em Gestão

O Lisbon Underground Music Ensemble (LUME) é um projeto do músico e compositor Marco Barroso, criado em 2006 para abrir um espaço de expressão à sua música num contexto orquestral com afinidades no modelo clássico das big bands. Constituído por alguns dos músicos mais experientes da cena jazz e erudita nacional, o LUME surge como uma proposta verdadeiramente original no atual panorama musical internacional.

Ao explorar diversos estilos, que passam pelo jazz, clássica, rock, funk, contemporânea ou improvisada, o LUME afirma-se como um dos mais interessantes projetos de música instrumental nacional. Marco Barroso, carismático compositor e arranjador, lidera um coletivo de 15 músicos experientes e reconhecidos, provenientes do jazz e da música erudita, inspirando-se na tradição da big band, mas atualizando esse discurso de forma inteligente e irónica, com uma mestria inigualável (por vezes “zappiana”).

O LUME associa de forma sinérgica a música escrita e a complexidade dos arranjos com elementos de improviso, num contexto que confronta estruturas e idiomas diversos. Viajando entre universos aparentemente tão distintos como o funk e a música textural, o boogie woogie e ambientes impressionistas, o LUME explora como poucos o conceito de pós-contemporaneidade: fabuloso caldeirão musical onde cabe uma imensidão de alimentos sonoros, desde a história concisa do jazz (nomeadamente a das big band),  passando por uma noção cinemática da estrutura musical, pela eletrónica ou pelo swing moderno, culminando numa cascata de camadas musicais em contínuo.

O LUME tem vindo a apresentar-se em inúmeros festivais e concertos, dos quais se podem destacar o Festival Jazz no Palácio (Tavira, 2011), Festival CCBeat (Lisboa, 2011), Seixal Jazz (2011), Festa do Avante (2011), Festival Imaxinasons (Vigo, 2011), Festival Músicas do Mundo (Sines, 2011); Jazz no Parque (Porto, 2012) e o Prémio Jovens Músicos RTP2 (Lisboa, 2013). Em 2016 o LUME realizou a sua primeira tour europeia, apresentando-se na Bélgica, Holanda e culminando num dos mais antigos e prestigiados festivais de Jazz da Europa, o Moers Festival, na Alemanha.

Em Outubro de 2010, o grupo lançou o seu primeiro disco, ”L.U.M.E.”, através da editora JACC Records. Em Setembro de 2013, a editora holandesa Challenge lançou para todo o mundo, a segunda edição do disco. Em Julho de 2016, o segundo trabalho discográfico do grupo, “Xabregas 10”, foi editado pela Clean Feed e distribuído mundialmente pela mesma etiqueta, gerando excelentes críticas por todo o mundo.

A música de Marco Barroso e do LUME combina o rigor e dinamismo das big bands de Duke Ellington com a liberdade criativa da Sun Ra Arkestra e com o groove dos Weather Report. As composições são influenciadas pelo espírito de Frank Zappa e, dramatizando com ironia as práticas e vocabulários do jazz, rock ou música erudita, com incursões no experimentalismo, a música do LUME reconstrói de forma original a carga patrimonial das big bands, fugindo às convenções e abrindo novas perspetivas estéticas.

 

Vídeos

L.U.M.E. l Festival ao Largo – Lisboa

Festival ao Largo l São Carlos – 19.07.2018

Publicado por Lisbon Underground Music Ensemble em Domingo, 22 de Julho de 2018

Free Style Boogie l L.U.M.E.

Lisbon Underground Music Ensemble
Audio: Live Recording at Teatro Gil Vicente – Coimbra, Portugal in November 2006.

L.U.M.E. was created in 2006 – a collective of 15 musicians with diverse backgrounds and experiences in the fields of jazz, pop, rock, classic, contemporary and improvised music.
Influenced by many sources ranging from Funk to textural music, from Boogie woogie to impressionistic ambient, the group combines elements of writing with improvised patterns, using a variety musical languages.
The project is led by the composer and musical director, Marco Barroso.

Publicado por Lisbon Underground Music Ensemble em Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018

Fotos: Página do Facebook do Lisbon Underground Music EnsemblePor opção do autor, este artigo respeita o AO90

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

Mentores espirituais

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -