Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Batalha Bilionária desmonta imagem de bondade do Google

Carolina Maria Ruy, em São Paulo
Carolina Maria Ruy, em São Paulo
Pesquisadora, coordenadora do Centro de Memória Sindical e jornalista do site Radio Peão Brasil. Escreveu o livro "O mundo do trabalho no cinema", editou o livro de fotos "Arte de Rua" e, em 2017, a revista sobre os 100 anos da Greve Geral de 1917

A utopia de uma nova era se abriu com a derrubada do Muro de Berlim. Claro que isso não passou de um marketing vendido no fim da Guerra Fria. Mas não faltaram, naqueles tempos, teorias e ideias que vislumbravam diferentes versões de um mundo sem fronteiras.

Como as dos jovens Juri Müller e Carsten Schlüter, que uniram arte e tecnologia para criar o Terra Vision, um programa que se propunha a mostrar no computador detalhes de todos os lugares do planeta.

Foi na mesma California, entretanto, aquela terra disputada por cowboys à base do bang bang no final do século 19, que o admirável novo mundo se revelou um faroeste digital onde os melhores atiradores fincavam suas bandeiras nas terras desbravadas por jovens sonhadores.

É o que mostra a série Batalha Bilionária, o caso do Google Earth, de Oliver Ziegenbalg e Robert Thalheim, que estreou no dia 7 de outubro de 2021 na Netflix.

Ao aterrizar do outro lado do Atlântico Juri e Carsten não imaginavam que a ideia de projetar a Terra assumiria um caráter muito mais pragmático e competitivo do que idealista.

Envolvidos na aura mítica do Vale do Silício, eles tiveram suas ideias usurpadas. Anos depois recorreram à justiça para serem reconhecidos como criadores do algoritmo do Google Earth, iniciando uma batalha inglória.

O foco do liberalismo não era, enfim, criar um mundo sem fronteiras, mas sim acumular capital, produzindo desigualdade e pobreza. E a falta desse entendimento, que ressalta a ingenuidade dos programadores artistas, é a linha condutora da série.

O Terravision em 1994 e o Google Earth em 2011

Os personagens fictícios Juri Müller e Carsten Schlüter representaram a história real dos programadores alemães que tiveram o projeto surrupiado pelo Google.

Existem semelhanças com os casos mostrados nos filmes A Rede Social (2010), de David Fincher, que revela as traições envolvidas na criação do Facebook, e Fome de poder (2017), de John Lee Hancock, que mostra como o empresário Ray Kroc passou a perna nos verdadeiros criadores do McDonald’s. Mas aqui a ideia é também destacar a contradição do lema “não seja mau” sobre o qual o Google construiu sua imagem.

A série dá uma pista, no fim, de como seria se a empresa realmente colocasse em prática esse lema, com os autores de diversas ideias roubadas pelas Big Techs conhecendo a justiça.

Mas a máxima não passa de propaganda enganosa. O Google ao contrário do que prega, passa por cima de tudo e de todos em nome de interesses particulares.

A conclusão é que a alta conta do liberalismo chegou para todos os descapitalizados da Terra e a utopia da globalização, depois de 32 anos da queda do Muro, está mais para distopia da dominação.

E ainda, empresas que controlam os nossos passos e ações, usam seu poder para detratar, marginalizar e criminalizar seus críticos. É o caso dos programadores alemães representados na série. É o caso do jornalista Julian Assange. Pode ser o caso de qualquer um de nós.

Assista o trailer de Batalha Bilionária, o caso do Google Earth


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -