Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 20, 2024

“Bridge Over Troubled Water” de Simon & Garfunkel foi gravado há 46 anos

Álbum do duo tornou-se num grande sucesso, com mais de 20 milhões de cópias vendidas

Em 1957, dois jovens norte-americanos, Paul Simon e Art Garfunkel, fundaram o duo de folk-music Tom & Jerry e conseguiram mesmo algum sucesso imediato com o single “Hey School Girl”. Mas foi em 1965 que a dupla, já como Simon & Garfunkel, chegou ao grande êxito com o álbum “The Sound of Silence”. Tanto o LP como os singles extraídos dele dominaram os tops nos quatro cantos do Mundo. Mas seria com “Bridge Over Troubled Water”, em 1970, que o duo iria vender mais de 20 milhões de discos.

SIMON GARFUNKEL bridge-over-troubled-water-LPApesar do crescente sucesso, Paul Simon e Art Garfunkel mantinham, por vezes, um relacionamento artístico e pessoal muito difícil que obrigou, por várias vezes, ao adiamento da gravação de novo álbum. Mas em 1969 juntaram-se para gravar um novo LP. A 9 de Novembro de 1969, com Larry Knechtel no piano, concluíam a gravação do tema “Bridge Over Troubled Water”, que daria título ao álbum, e se tornaria numa das mais famosas canções de sempre.

Garfunkel queria que fosse Paul Simon a cantar o tema, mas este insistiu que a voz de Art era mais adequada para a melodia. Curiosamente, três anos depois, Paul Simon disse, em entrevista à revista Rolling Stone, estar arrependido dessa decisão. Em Fevereiro de 1970 o álbum era posto à venda e no Reino Unido foi logo direitinho para nº 1. Tanto o LP como o single com a canção – “Bridge Over Troubled Water — dominaram os tops de vendas durante largas semanas. Já depois da sua separação oficial, o duo fez vários concertos de reunião, como foi o caso dos shows do Madison Square Garden, em Nova Iorque, nos dias 29 e 30 de Outubro de 2009 (ver vídeo).

Mas também várias versões da canção que dá título ao álbum tiveram sucesso na voz de outros intérpretes. A mais famosa de todas foi a da “Rainha da Soul”, Aretha Franklin, que chegou ao primeiro lugar do top R&B dos Estados Unidos. Mas outros artistas famosos como The Supremes, Dionne Warwick, The Jackson Five, Roberta Flack e Whistney Houston gravaram versões da genial composição da dupla Art Garfunkel/Paul Simon.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -