Irá ter lugar, hoje em Sintra, no Palácio Valenças, a cerimónia de adesão da Câmara Municipal de Sintra e de mais 40 empresas da região, ao projecto “Compromisso Pagamento Pontual”, assumindo assim, um compromisso público de pagar a horas aos seus fornecedores.
Este é um projecto da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em parceria com a CIP, o IAPMEI, a APIFARMA e a CGD, que já conta com mais de 650 empresas e 5 câmaras municipais. O objectivo desta iniciativa é a promocão de uma cultura nacional de pagamento no prazo acordado com os fornecedores, seja empresarial ou pública.
Pagar a horas, fazer crescer Portugal
Muitas vezes, é apontado pelos empresário que o não pagamento a horas é um factor importante no estrangulamento ou desenvolvimento das empresas e do próprio crescimento da economia portuguesa. Sendo que a actual cultura de pagamentos tem um impacto devastador na economia, visível no número de falências que origina, no desemprego que cria e na concorrência desleal que provoca.
Ao integrar este projeto, Sintra tem a vantagem de fazer parte de uma lista de empresas/entidades aderentes expostas no site da associação, de ser um exemplo a seguir por outras entidades, de contribuir para a diminuição de falências em Portugal (segundo a União Europeia o pagamento com atraso representa 25% do total das falências na Europa) e contribuir para o combate ao desemprego.
A cerimónia de hoje conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, do presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, João Talone e do secretário-geral da ACEGE, Jorge Líbano Monteiro bem como responsáveis de diversas empresas do concelho de Sintra que também aderem ao projecto.