Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Carabina quebrada

Já não sei como entender as pessoas, que simulam comportamentos, chamá-los de camaleões seria um elogio. Pois estes distintos animais são verdes no verde, e vermelho no vermelho, ou seja reagem conforme a situação.

Amigos que vamos amealhando pela vida, uns incondicionais e outros condicionais. Pessoas que se agarram a ti na prosperidade, numa amizade bombeada pela bonança e regadas com mares engarrafados de álcool, e outros artifícios do lazer.

A bonança atrai os amigos e a diversidade os selecciona, em algumas circunstâncias tem de se esforçar muito para mante-los, mas certamente não precisas esforçar-te tanto para perde-los.
Como cantou o nosso Carlos Burity.

Nguedele di kanga , nga giba o kiobo, macamba nguba, ó uta ia gibudilé… Macamba a ngi lenguéé….

(Fui para longe e matei uma pacassa, os amigos eram que nem amendoim, a espingarda quebrou-se e os amigos abandonaram-me todos)

Amigos se faz em tempo de paz, mas é na angustia que se trava o seu amor…

Segundo os livros, a definição que se dá a amizade, é que a amizade é uma relação entre duas pessoas ou mais baseada no amor incondicional, lealdade e respeito mutuo… Uma irmandade… Vê-se lá definir o a amizade…

Ser amigo, não é só beber no mesmo copo, é também conhecer e aceitar o outro como a ti mesmo.

A amizade timbra na vida dos homens o mandamento que diz que devemos amar o próximo como a ti mesmo.

Graças a Deus pude descobrir o valor da amizade e quem são os verdadeiros amigos. Olha que ser meu amigo não é fácil… Mas ainda assim a quem me ature.

Obrigada por vocês existirem

 

A autora escreve em PT Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -