Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Dezembro 9, 2021

Catástrofes

Hélder Costa
Actor, dramaturgo e encenador do Teatro A Barraca.

Tinha decidido não voltar a falar sobre aquela avantesma que preside ao país mais rico e poderoso do Universo. O tal país que se intitulava o “polícia do Mundo” e acabou por ser o ladrão, burlão e genocida de tudo o que quer ser livre e independente.

Bem, estamos em plena catástrofe no Texas… um Dilúvio… depois de mim, o Dilúvio… algumas ressonâncias Bíblicas… e eis que o tal Trumpolineiro apareceu a discursar às massas… “isto é incrível, extraordinário, é ÉPICO!” sim, é tão Amazing como as Trump Towers… e não resistiu a dizer que estava tudo resolvido, sem problemas, e terminou a acenar com bandeirinha do Texas ressuscitando a inevitável Confederação racista e petrolífera dos KKK. Mas desiludiu-me. Estava à espera que ele anunciasse que estava em construção uma nova Arca de Noé (muito maior, claro!) para salvar a família, as pessoas de Bem, e os respectivos animais muito queridos. Com ele ao leme, iríamos afrontar a escória da Humanidade e criar o tal Mundo Novo! Esperemos com alguma esperança que ele cumpra o seu Destino.

Ainda sobre catástrofes caseiras, os incêndios estão na moda. E não falham. Parece que estão presos mais de 80 activistas do fósforo, isqueiro e gasolina. E não podemos ver a cara e saber quem são essa gente? Não, porque podia criar espírito de vingança na população e começar uma guerra… Que ideia absurda! Dizia o saudoso Almirante “o povo é sereno”, e tinha razão. O nosso povo? Espoliado, humilhado, roubado por políticos e banqueiros, e sempre com respeitinho. Nem sequer os insultam quando voltam a querer ser os “Donos disto tudo”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -