Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Centro de Saúde do Bombarral motiva perguntas ao Governo

A falta de médicos no Centro de Saúde do Bombarral, levou o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) a lançar um conjunto de perguntas ao Ministério da Saúde no passado dia 29 de Julho.

Manifestação junto do Centro de Saúde de Felgueiras

 

O Jornal Tornado consultou o documento disponível no site do Grupo Parlamentar do BE, assinado por Heitor de Sousa, deputado eleito pelo círculo eleitoral de Leiria  e pelo deputado Moisés Ferreira, membro da Comissão Parlamentar de Saúde e do Grupo de Trabalho da área da Saúde do BE.

Nesse documento pode ler-se “O Centro de Saúde do Bombarral serve uma população com mais de 13 mil habitantes distribuídos pelas freguesias de Bombarral e Vale Covo, Carvalhal, Pó e Roliça. Esta população tem vindo a deparar-se com diversas dificuldades no acesso aos cuidados de saúde de que necessita e aos quais tem direito. Estes constrangimentos recorrentes mereceram a atenção da Assembleia Municipal do Bombarral que, no dia 30 de Junho, aprovou por unanimidade uma moção sobre este assunto”.

bombarral-centro-saudeOs deputados, que lançaram as questões referem ainda que “Foi encerrada a extensão do Pó e, neste momento, os cuidados de saúde primários são efetuados apenas por cinco médicos o que é claramente insuficiente.”

De notar que, como se refere na moção, “alguns médicos encontram-se em idade de reforma o que virá agravar ainda mais o acesso”.

“O BE considera essencial que as pessoas tenham acesso aos cuidados de saúde de que necessitam e aos quais têm direito. Como tal, é imperioso avaliar a situação vivida no Bombarral e tomar iniciativas urgentes para colmatar as lacunas existentes”.

Transcrevemos abaixo as questões que foram colocadas:
1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?
2. Tendo em conta a população servida pelo Centro de Saúde do Bombarral, qual deveria ser o quadro de pessoal desta unidade de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais…)? Qual é a actualmente o quadro de pessoal?
3. Quantos médicos seriam necessários para assegurar que todos os utentes do Centro de Saúde do Bombarral têm médico de família?
4. Quando se prevê que todos os utentes do Centro de Saúde do Bombarral tenham médico de família?
5. Está a ser equacionada a possibilidade de reabertura da extensão de saúde de Pó?
6. Está a ser avaliada a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente?
7. Há trabalhadores a exercerem funções no Centro de Saúde do Bombarral através de Contrato de Emprego Inserção (CEI) ou Contrato de Emprego Inserção+ (CEI+)?Quais as funções desempenhadas? 

bombarral-accao-pcpA Câmara Municipal tem manifestado igualmente a sua preocupação em sucessivas reuniões do executivo e informa que “tem feito diligências junto do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte (ACES Oeste Norte) e da ARS para que o funcionamento do centro de saúde seja melhorado”. Informa ainda que “recebeu um e-mail do responsável do ACES Oeste Norte, Dr Luís Pisco,  a informar que a calendarização para a colocação de médicos ainda não está completa. Os médicos que cá estão encontram se a fazer 15 horas por semana e vêm mais para fazer 32 horas por semana”.

Na reunião de 15 de Junho de 2016 foi afirmado que “a Junta de Freguesia do Pó também já oficiou o ARS, o ACES e o Ministério da Saúde pois actualmente 90% dos residentes naquela freguesia estão sem médico de família.”

Os utentes do Centro de Saúde estão cada vez mais preocupados e revoltados com toda esta situação e com os constrangimentos que os têm afectado.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

Carmen Mayrink Veiga

- Publicidade -