Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Fevereiro 25, 2024

Dia Internacional da Língua Materna

escolaDia 21 de Fevereiro assinalou-se o Dia Internacional da Língua Materna.

Esta efeméride instituída pela UNESCO pretende chamar a atenção para a importância das línguas maternas na educação, sobretudo a partir das idades mais jovens. Este ano, o enfoque vai para o ensino da língua mãe nas crianças sobretudo nos primeiros anos de escolaridade.

As vantagens passam pela promoção do acesso à educação para todos, incluindo os grupos da população que falam línguas minoritárias ou indígenas, mulheres e crianças incluídas; melhora a qualidade da educação e capacidades de aprendizagem, ao colocar o ênfase na compreensão e criatividade, ao invés de apostar apenas na memorização.

O Dia Internacional da Língua Materna foi instituído no ano 2000. Recorda o dia 21 de Fevereiro de 1952, em que estudantes paquistaneses se manifestaram pelo reconhecimento oficial do Bangla como segunda língua do seu país.

A manifestação terminou com a morte de dois estudantes, abatidos pela polícia, em Dhaka, que hoje é a capital do Bangladesh.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -