Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Dia Mundial do Ambiente

pev-central-nuclear-espanhola-almaraz

 

“No ano em que se comemora o 40.º aniversário da Constituição da República Portuguesa, Os Verdes mobilizam-se para dar cumprimento ao ponto 1 do seu art.º 66.º

“Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.”

declarando o fim da era nuclear.”

Lê-se na introdução de um comunicado, enviado aos OCS, pelo partido ecologista Os Verdes.

“No Dia Mundial do Ambiente, Os Verdes vão realizar, em Lisboa, uma iniciativa de sensibilização e mobilização das populações para agirem na defesa de um Tejo e de um país livre dos riscos do nuclear.

O PEV apela à mobilização e à acção pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz e pela proibição de entrada no Estuário do Tejo, de submarinos ou outros dispositivos militares com armas nucleares.

Central nuclear espanhola de Almaraz, fronteiriça com Portugal,
Central nuclear espanhola de Almaraz, fronteiriça com Portugal,

Os Verdes desde a sua origem têm-se envolvido nesta luta, pelo fim do nuclear, tanto a nível nacional como internacional, levando a cabo inúmeras iniciativas no Tejo, pelo encerramento de Almaraz e contra a entrada e a presença de armas nucleares no seu estuário; no Douro contra a localização do cemitério nuclear Espanhol, nas suas margens; contra a proliferação de armas e a realização de ensaios nucleares em diversos pontos do mundo.

Neste Dia Mundial do Ambiente de 2016, Os Verdes apelam aos cidadãos para afirmarem os seus direitos e deveres constitucionais em matéria de Ambiente, pronunciando-se e agindo pelo fim da era nuclear, em defesa da Vida, da Paz e do Planeta.”

Comemorado, em mais de 100 países, desde o dia 5 de Junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -