Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Encontros imaginários 2016 chegam ao fim

Chegam ao fim hoje, no Teatro A Barraca, os Encontros Imaginários 2016, às 21:30.

As individualidades presentes são: um ditador português que anuncia Salazar; um cineasta surrealista; e a inventora da dança moderna.

Conheça melhor estas personagens da história universal:

Isadora Duncan

Isadora  Duncan

Foi uma bailarina, considerada a mãe da dança moderna, inspirada pelas figuras das dançarinas nos vasos gregos encontrados, segundo algumas fontes, no Museu do Louvre.  Tinha personalidade forte , não se curvava a tradições e acabou por morrer num trágico acidente de automóvel descapotável, quando a sua echarpe ficou presa a uma das rodas, estrangulando-a.
Por Manuela Gomes, produtora de rádio

Luis Buñuel

Luis Buñuel

Célebre realizador de cinema espanhol naturalizado mexicano. Estudou em Madrid na prestigiada e elitista Residência de Estudantes, onde se tornou grande amigo de Federico García Lorca e Salvador Dalí. Viveu em Paris, onde estudou cinema e com Dalí fizeram o  filme Un chien andalou de influência surrealista.  Passou por Hollywood onde conheceu Charles Chaplin e Serguei Eisenstein e acabaria por se exilar no México.
Por Adelino Gomes, jornalista

Sidónio Pais

Sidónio Pais

Foi um militar e político  autor do golpe de Estado de 1917 que o levaria a presidente da República Portuguesa, cargo que exerceu de forma ditatorial, suspendendo e alterando por decreto normas essenciais da Constituição Portuguesa de 1911. Fernando Pessoa chamou-lhe Presidente-Rei. Morreu assassinado em 1918 na estação do Rossio por José Júlio da Costa, quando se preparava para uma triunfal visita ao Norte do país.
Por Duran Clemente, militar de Abril

Não esquecer que estes encontros contam com a participação da sociedade civil.

“Não percam este elenco de luxo”, é desta forma que Helder Costa se refere ao debate de logo. Segundo o encenador, dramaturgo e actor do Teatro a Barraca, para hoje estão também previstas várias surpresas.

 Link com mais informação:

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -