Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Março 18, 2024

Ensino Superior de Ciências da Saúde da CPLP abordado em Cabo Verde

O Presidente da República de Cabo Verde, o Presidente da RACS e Académicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste reuniram-se na Universidade do Mindelo, em Cabo Verde.

A 5.ª Reunião Internacional da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) teve início no passado dia 3 e terminou no dia 5 de Maio de 2023 com a grande finalidade de discutir o intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação no âmbito do ensino, da investigação e da inovação em ciências da saúde.

Na cerimónia de abertura estiveram presentes o Presidente da República de Cabo Verde (José Maria das Neves),  o Presidente do Instituto Superior Politécnico de Coimbra e também Presidente da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS (Jorge Conde), o Reitor da Universidade do Mindelo / Cabo Verde (Albertino da Graça),  o Reitor da Universidade Agostinho Neto / Angola  (Pedro Magalhães ) e o Vice-Reitor da Universidade de Díli – Timor-Leste (Francisco Martins da Silva), entre outros académicos.

Da Esqª para a Dtaª: Jorge Conde, José das Neves e Albertino da Graça

Segundo a RACS, com a 5.ª Reunião Internacional realizada em formato presencial na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente – Cabo Verde, pretendeu-se:

dar continuidade à matriz multidimensional, observada nas quatro últimas reuniões realizadas em Portugal e Angola, que vai desde a ação política académica, à componente científica, pedagógica, sociocultural, empresarial, corporativa, associativa, até à institucional interna da RACS, com o foco nas ciências da saúde” (RACS, 2023).

A RACS é uma rede que engloba Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação, Laboratórios e outras entidades, públicas e privadas, de todos os países da CPLP, tendo seleccionado como seu referencial identitário o “intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação internacional como um dos pilares fundacionais, materializado através da realização de reuniões magnas internacionais”.

Na 5ª Reunião Internacional realizaram-se sete conferências com a intervenção de especialistas de Instituições de Ensino Superior de vários países lusófonos.

Auditório da Universidade do Mindelo – 03 de Maio de 2023

Segundo a RACS, a 5ª Reunião Internacional revestiu-se de extrema importância porque continua a ser principal finalidade “promover a interculturalidade, a formação e a cooperação científica entre instituições do ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa, no âmbito das diversas áreas das ciências da saúde”.

As áreas de Ciências da Saúde trabalhadas pela RACS incluem a Audiologia, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ciências Dentárias, Farmacêuticas/Farmácia, Ciências Médicas, Ciências da Nutrição, Ciências da Visão, Enfermagem, Fisiologia Clínica,  Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Medicina Dentária, Ortoprotesia, Psicologia da Saúde/Clínica, Podologia, Saúde e Ambiente, Saúde Oral, Terapêuticas Não Convencionais, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e outras afins.


por Luís dos Santos, Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -