Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 28, 2021

Espanha: monarca deixa porta aberta ao PSOE

valencianista-Joan-Baldovi-Felipe-VI_EDIIMA20160121_0354_5O El Mundo de hoje destaca em letras de grande dimensão na sua edição online: “O Rei proporá investir Rajoy mas não descarta que este ceda lugar a Sánchez”. Ou seja, de acordo com Joan Baldoví, porta-voz de “Compromís” (coligação da região de Valência, formada por pequenos partidos regionais), citado pelo jornal, Filipe VI chamará Mariano Rajoy, líder do PP, a formar Governo, mas não está descartada a hipótese do seu rival, Pedro Sanchéz, líder do PSOE.

Isto poderá suceder caso Rajoy não consiga formar uma maioria que o apoie. Apesar de evitar pronunciar-se sobre as escolhas do rei espanhol, o PP, através do seu porta-voz no Congresso do país vizinho, afirmou que “não há estratégias nem possibilidades de fazer outras coisas: faremos o que o rei determinar”, e revelou ainda que, caso o monarca convide Rajoy para formar governo, o PP iniciará contactos com outros partidos para formar uma maioria ampla.

Esta Sexta-feira, 22 de Janeiro, o ainda Primeiro-Ministro espanhol, Mariano Rajoy, encontra-se com Filipe VI para resolver a questão de quem formará Governo, depois das eleições legislativas de 20 de Dezembro passado em Espanha não terem dado uma maioria clara a qualquer dos partidos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -