Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Abril 23, 2024

EUA e OIT anunciam acordo para combater trabalho escravo no Brasil e no Paraguai

Novo projeto busca promover o trabalho decente e os direitos trabalhistas no setor na cadeia de suprimentos da pecuária bovina

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciaram nesta terça-feira (23) um acordo de cooperação para promover o trabalho decente, fortalecer a capacidade de trabalhadores e trabalhadoras e organizações da sociedade civil no Brasil e no Paraguai, com o objetivo de abordar violações trabalhistas, incluindo trabalho escravo e o trabalho infantil.

Implementado pela OIT, com apoio de instituições parceiras, o projeto atuará no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil, e no Departamento de Boquerón, na região do Chaco paraguaio.

O lançamento do projeto foi feito nesta terça-feira em Brasília pelo diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinícius Pinheiro, e o subsecretário Adjunto de Assuntos Internacionais do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, Mark Mittelhauser.

Segundo o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Trabalho de Pessoas , desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela OIT, 29,2% dos resgates de trabalhadores em condições análogas à escravidão entre 1995 e 2022 ocorreu no setor da pecuária bovina no Brasil, o equivalente a 16.847 pessoas resgatadas.

De acordo com Pinheiro, “o projeto apoiará esforços de implementação de normas internacionais do trabalho e de condução de processos de devida diligência na cadeia produtiva da pecuária bovina fomentando o respeito aos direitos humanos e do trabalho. “

“Além disso, apoiará comunidades vulneráveis para institucionalizar procedimentos para o fluxo de assistências às vítimas, incluindo reintegração no mercado de trabalho”, acrescentou.

O lançamento do projeto ocorre em um contexto de expansão da pecuária bovina no Brasil e no Paraguai atender à demanda global. Este processo vem acompanhado de um maior risco de exposição a formas inaceitáveis do trabalho.

Para mitigar estes riscos, o projeto atuará para aumentar a ação coletiva das organizações de trabalhadores e organizações da sociedade civil para enfrentar o trabalho escravo, trabalho infantil e demais violações laborais nas áreas de pecuária no estado de Mato Grosso do Sul e no Departamento de Boquerón, na região do Chaco paraguaio.

Também aumentará a capacidade das organizações de trabalhadores e das organizações da sociedade civil para ofertar serviços aos trabalhadores e suas famílias e como lidar com demais violações laborais. O projeto buscará ampliar o grau de envolvimento das organizações de trabalhadores e das organizações da sociedade civil com o setor privado, para defender melhores condições de trabalho.

Participaram do evento representantes do governo americano, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho, da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados (CONTAR), da ONG Repórter Brasil e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

No Brasil, a CONTAR, a CPT e a ONG Repórter Brasil são os parceiros implementadores do projeto, que contribuirá para o país atingir o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: ODS 8 (Trabalho decente e Crescimento econômico).


Fonte: OIT | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -