Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Janeiro 30, 2023

Evo Morales convoca América Latina contra “golpe no Brasil”

evo moralesO presidente da Bolívia, Evo Morales, quer uma reunião de emergência da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) em defesa de Dilma Rousseff, presidente do Brasil, e do ex-presidente Lula da Silva.

O chefe de Estado boliviano discursava na cidade de El Alto quando fez o apelo. “Esperamos que o nosso presidente da Unasul e presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, bem como todos os chefes de Estado da região se mobilizem”. Considerou que está a ser gerado no Brasil “um golpe do Congresso” liderado por “grupos oligárquicos dos Estados Unidos”, cujo propósito é impedir a candidatura de Lula da Silva a presidente em 2018.

Recorde-se que Lula da Silva, em risco de ser preso no âmbito da Operação Lava Jato, tem recebido mensagens de solidariedade por parte de vários ex-chefes de Estado e outros líderes internacionais. Num manifesto, José Mujica (ex-presidente do Uruguai), Cristina Kirchner (ex-chefe de Estado da Argentina), Felipe Gonzalez (ex-primeiro-ministro espanhol) e Fernando Lugo (que dirigiu o Paraguai) não se opõem à Operação Lava Jato, porém, argumentaram que “Lula não se considera nem está acima das leis. Mas tão-pouco pode ser objecto de injustificados ataques à sua integridade pessoal”.

Leia, também:  14 ex-chefes de Estado e de Governo manifestam apoio a Lula da Silva

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -