Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Julho 7, 2022

Felipe Gonzalez: «Há que rever a constituição espanhola…»

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Felipe Gonzalez fala de combater a crescente desigualdade na distribuição dos rendimentos, da necessidade de Madrid rever a constituição do Estado Espanhol e da ameaçadora questão da cibersegurança, em entrevista ao El Mundo.Felipe Gonzalez dá uma entrevista ao El Mundo em que se revela um espanhol muito conservador e um político muito atento ao mundo. Das coisas interessantes que diz nesta entrevista, destaco três:

  1. Sublinha a necessidade imperiosa de combater e anular a crescente desigualdade na distribuição de rendimentos e valorizar o trabalho (uma questão que a esquerda europeia, perdida no labirinto das “suas” múltiplas e minoritárias questões societais, ignora olimpicamente há décadas e, por isso, tende a ser ignorada pelo eleitorado…);
  2. Defende que é urgente rever a actual constituição do Estado Espanhol (de que é um dos artífices), pois sem tal revisão existe um sério risco de re-centralização do poder, num contexto agravado pelo processo independentista catalão;
  3. Dá prioridade à prementíssima e muito ameaçadora questão da cibersegurança. Embora pareça olhar para o dedo e não para a Lua… Gonzalez ainda não deve conhecer as recentes revelações do ‘patrão’ da CIA aos microfones da BBC, assim fala das ciberameaças de Putin mas ignora a globalidade da questão. Se Putin, pelo seu activismo se pode ter destacado neste campo, a verdade é que a Rússia é só uma pequena parte desta ameaça. O ex-chefe do governo de Madrid acerta, porém, no essencial: “cuando se habla de un mayor gasto en Defensa conviene plantearse si la inversión no debería ser en ciberseguridad”…

Felipe González: “Si yo estuviera en la situación de Rajoy, cedería el paso”

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Boa pergunta

VER…

Crónica de Trump

- Publicidade -