Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

O Fim de uma Era e a Irrupção de Políticos Disruptivos

José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

José MateusOu seja, “The traditional ideological divides of Left and Right are collapsing. And that raises big questions about the future of liberal democracy”.

E a equipa da senhora Clinton parece não ter percebido nada do que se passa e vai fazendo uma campanha que não é deste tempo. Cada vez é mais visível e até, por vezes, chocante o gap entre o que a campanha Clinton apresenta e o que eleitorado espera (daí as repetidas vitórias de Sanders). Fenómeno idêntico aconteceu no campo republicano…

Os políticos mainstream estão com grossas dificuldades para entender o que este tempo está a trazer. Clinton bem precisa de pôr uma equipa de gente capaz a trabalhar a questão fatal de saber porque é que Sanders e Trump têm chusmas de eleitores fascinados (alguns que há poucos anos estavam fascinados por Obama…). E precisa, urgentemente, de trabalhar as respostas a esta questão. Só assim não será (“surpreendente e inesperadamente”, como depois dirão os “entendidos”…) derrotada por Donald Trump.

Alguns olhares lúcidos americanos (John Robb, George Friedman…) já vinham a detectar e a tipificar esta realidade há anos. Mas, como sempre, há gente que gosta de “pensar” como habitualmente, ter fé nas suas convicções e gosta, sobretudo, de surpresas e de ser surpreendida…

Por exemplo, o autor de The End of Politics as We Know It ousa perguntar “Who would have possibly predicted the stunning rise of Donald Trump and the shrewdly calculated provocations of Bernie Sanders?”. E até fala de “an unexpected turn”… “Unexpected”, para ele, claro!

trump-sanders

Pressionado pela realidade dos pesados resultados dos “marginais” Sanders e Trump, lá acaba por concluir que “It’s possible that we’re facing some sort of fundamental political realignment, some profound shift in the balance of societal forces, and we just don’t yet see where it’s going to go. But there’s also a more radical possibility: that Western liberal democracy is witnessing nothing less than the end of politics as we know it — to potentially tumultuous effect. Judging by the current convulsions the West’s political system is enduring, I’m not sure that we can entirely rule that out.”

E assim justifica o título da sua prosa que é uma confissão de que nada tinha entendido do que estava a passar-se. Até lhe caírem sobre a cabeça (quais maçãs de Newton) os resultados de Trump e Sanders.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -